quarta-feira, 16 de novembro de 2011

BINOCANDO (por Elton Paixão)


NÚMERO DE VEREADORES
Engraçado que na maioria das cidades brasileiras, a população manifestou com passeatas e muitos protestos quando as câmaras de vereadores aumentaram a quantidade de cadeiras para a próxima  legislação nas eleições que ocorrerão em 2012. Aqui em Jaiba quase ninguém ficou sabendo que os atuais aumentaram 4 cadeiras para a próxima, onde passarão dos atuais nove para treze. Em Montes Claros manifestantes chegaram ao absurdo de quebrarem vidraças da Câmara de Vereadores usando pedras.

VERBA DA VEREANÇA
Os vereadores possuem poderes para aumentar o número de cadeiras, mas não podem aumentar o repasse financeiro que recebem mensalmente. Mesmo assim os salários não serão afetados, pois o montante recebido é suficiente pra pagar todos, só não vai sobrar mais recursos, como acontecia há um tempo que a câmara distribuía dinheiro pra entidades filantrópicas.

IPVA MAIS BARATO

Deputados mineiros estão estudando uma proposta que beneficia aqueles motoristas considerados mais educados no trânsito. Analisam um Projeto de Lei, de autoria de um deputado estadual norte mineiro, que institui desconto no IPVA dos proprietários de veículos automotores que não possuírem infrações de trânsito pelo período de um a três anos. De acordo a proposta, contribuintes que não cometeram infrações de trânsito no ano anterior ao pagamento do IPVA recebam desconto de 10% sobre o valor anual do imposto. No caso de não terem cometido nenhuma infração nos dois últimos anos, o desconto vai para 15%, e para os que não tenham recebido multa nos três anos anteriores ao pagamento do IPVA, o desconto seria de 20% sobre o valor anual.

NÚMERO DE CANDIDATOS
Não há mais tempo para os possíveis candidatos da próxima eleição filiar a algum partido político e nem mudar de sigla partidária e ainda tem muito pré candidato a vereador e chefes de partidos sem entender a matemática do número de candidatos por partido. Como praticamente não tem mais tempo para votar a chamada Reforma Política, as regras das eleições de 2012 continuam inalteradas, o que permitirá a coligação. Se o partido não coligar na proporcional terá o direito de lançar uma vez e meia ao número de cadeira na Câmara. No caso de coligação o número de candidato é duas vezes o número de vagas. Em Jaíba, por exemplo, foi aprovado o aumento para 13 vereadores, o que vale dizer que o partido poderá lançar 25 candidatos se sair sozinho. Coligando poderá ter 26 candidatos.

CANDIDATA FORA
Informações chegaram a esta coluna que a vereadora Leila do PT, em reunião com sua base política afirmou em bom tom que não mais será candidata a vereadora nas próximas eleições. O ex vereador Lindomar Correia também fez a mesma afirmação na sua gestão passada e cumpriu a palavra. Esta vereadora está pensando em voltar para o sindicato, ou aspira sonhos mais altos. É esperar pra ver...

SILVANO MOC
Nosso amigo suplente de deputado federal e majoritário em Jaiba, Silvano Araújo pode está inovando mais um projeto político, pois recentemente o mesmo transferiu seu domicílio eleitoral para a capital norte mineira Montes Claros. Lembrando que o manguense Paulo Guedes desde a sua primeira candidatura também é eleitor de Montes Claros. Numa cidade maior fica mais fácil para realizar as costuras políticas e partidárias. Mas o certo mesmo é que Detim perde um voto, mas pode ganhar novas negociações.

REFORMA PREFÊ
Parece que o prefeito Detim está acreditando mesmo na sua reeleição, pois nenhum ex prefeito fez o que ele está fazendo, que é promover uma ampla restauração no prédio da prefeitura, em pleno último ano de mandato. O prédio ganha cara nova, novo telhado, novo madeiramento, novas vidraças, novo piso. É obra que não dá voto...

ITAU
Que o atendimento do Itaú é bem melhor que o do Banco Brasil em jaíba, todos nós sabemos, agora resta saber se também vai superar a nova agencia do Bradesco, que inicialmente está tentando mostrar a que veio. Pelo menos o cafezinho em forma de cortesia e água gelada, o Itaú vem nos oferecendo de forma exemplar. Se analisarmos o tamanho do faturamento da rede bancária em nosso país, todos deveriam trabalhar com atendimento vip...