domingo, 29 de janeiro de 2012

Enchente do São Francisco provoca situação de emergência em Jaíba

FAMÍLIAS recebem ajuda da prefeitura loca

LAGOA volta a encher e peixes vêm também


Assim como o rio Verde, o rio São Francisco teve seu volume de água aumentado em demasia neste mês de janeiro, chegando a desabrigar moradores de Mocambinho no Projeto Jaíba. Moradores desta localidade informaram que há muito tempo o “Chicão” não chegava a este nível, chegando a recuperar várias lagoas que se encontravam vazias.
A água atingiu um metro de altura no interior das casas na Colônia Mocambinho e o Rio São Francisco chegou a oito metros acima do nível normal onde fica o Projeto Jaíba. Na área onde a balsa é usada para a travessia do rio, na estrada que liga Mocambinho a Itacarambi, cerca de 10 quilômetros de terras, na margem direita do rio, foram alagados. A Emater informou que, até agora, as lavouras não foram prejudicadas. Na mesma região, 10 ilhas do São Francisco, em Itacarambi, foram cobertas pelas águas.
Diante de tal situação o prefeito Detim decretou o município como situação de emergência por um período inicial de trinta dias, a fim de viabilizar a prestação de serviços públicos eficazes e ininterruptos. Ficando declarado a existência de situação anormal nas áreas ribeiras do São Francisco e Verde Grande, provocadas pela inundação, visando também a iminência de surto de doenças infecto contagiosas.
Com este decreto, fica autorizada a contratação direta de terceiros, pessoas físicas e jurídicas, contratação de imóveis para abrigar famílias desalojadas, aquisição de gêneros alimentícios e de materiais de construção para atender a demanda necessária para enfrentar tal crise e combate aos danos causados pela inundação, bem como aplicação de medidas preventivas de doenças como a leptospirose e dengue.
A grande enchente ocorrida nesta temporada se deu ao grande volume de chuva neste mês nas regiões sul e central de Minas, atingindo a nascente e principal afluentes do rio São Francisco, sendo também que a represa hidrelétrica de Três Marias, face ao grande volume de águas, abriu parte de suas comportas, contribuindo para elevação do nível destas águas.

Equipes da prefeitura atuaram em defesa de desabrigados
A equipe social da prefeitura de Jaíba se fez presente com total assistência aos desabrigados com remoção das famílias atingidas e distribuição de materiais básicos necessários. Esta equipe continua de prontidão e em estado de observação caso a crise aumente. Mas informações dão conta de que o nível das águas do São Francisco está baixando, e a tendência é que a situação volte à normalidade.