quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Coleta Seletiva em Jaíba começa a se tornar realidade

(Ascom PJ)- Continuam as reuniões do Fórum Popular Ambiental de Jaíba, entidade informal de participação livre, moderada pelo Ten PM Geraldo Wagner, da Polícia do Meio Ambiente e por Nezinho Costa, secretário de Meio Ambiente. Tais reuniões acontecem todas as terças e sextas-feiras, às 14 horas, no Quartel da 238ª Cia de Polícia Militar, de portas abertas e com a participação de qualquer pessoa que se interesse pelo desenvolvimento do Meio Ambiente no município de Jaíba.
Participam do FPA empresas e entidades sediadas na Jaíba, dentre as quais: SADA Bio-Energia; Pomar Brasil; Recicla Jaíba; Papelaria Escolar; Associação Regional de Proteção Ambiental (ARPA); ONG Amigos do Rio Verde; Associação das Horteiras de Jaíba; Comissão Pró-criação da Associação dos Feirantes do Mercado Municipal de Jaíba; Conselho Municipal de Pastores e Líderes Evangélicos de Jaíba (Compalieja); Igreja batista do Avivamento; Igreja da Restauração de Israel; Igreja Batista Fonte Viva; Igreja Assembléia de Deus Ministério de Madureira; Igreja Assembléia de Deus Ministério Missão; Instituto estadual de Florestas (IEF); Polícia do Meio Ambiente; Prefeitura de Jaíba (Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Turismo, Esportes, Lazer, Cultura e Comunicação); Instituto Nanuca de desenvolvimento Sustentável (Insea).
O Fórum esteve reunido com os feirantes do Mercado Municipal de Jaíba, conclamando-os a unirem-se em prol da implantação da Coleta eletiva a partir do Mercado.
Os tambores que serão usados para a seleção do lixo no Mercado, em orgânico e reciclável, foram doados pela empresa Pomar Brasil. O projeto de início da implantação da Coleta Seletiva está em estudo pela Associação Regional de Proteção Ambiental, ARPA, que poderá custeá-lo.
Paralelamente, continua o esforço para a erradicação dos lixões do município de Jaíba, o que deverá acontecer com a implantação do Aterro Controlado, que centralizará o despejo de todo o lixo gerado dentro dos limites municipais e que contará, também, com uma Usina de Compostagem.
O prefeito de Jaíba, Detim, está empenhado em demarcar o território que receberá o Aterro Controlado, além de estar buscando os recursos para implantá-lo e mantê-lo.