quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Conscientização ecológica e limpeza do Verde Grande

(Ascom PJ)- Continuam os trabalhos do Fórum Popular Ambiental de Jaíba, entidade informal constituída a partir de iniciativa do 8º Pelotão de Polícia de Meio Ambiente de Jaíba (PMamb), integrante da 11ª Cia Independente de Meio Ambiente e Trânsito Rodoviário, em parceria com a prefeitura e que aglutina pessoas da comunidade e de empresas sediadas no município.
Na última reunião do Fórum, foi decidido o início dos trabalhos de conscientização ecológica nas escolas públicas do município, tendo as Escolas Estaduais Clara Menezes Dias e Timóteo Lisboa Guerra como Pilotos.
O trabalho será coordenado pelo Comandante do 8º Pelotão PMamb, Tenente Geraldo Wagner, em cuja equipe estará a engenheira ambiental da prefeitura de Jaíba, Jaqueline Soares e o radialista e cantor Brás da Viola. Esse trabalho consistirá em promover palestras para os alunos, pré-adolescentes e adolescentes, do ensino fundamental, buscando despertá-los para a consciência ecológica, a começar pela limpeza do Rio Verde Grande, em trabalho conjunto com os vários segmentos que integram o Fórum Popular Ambiental.
Aos poucos a comunidade de Jaíba vai dando exemplo de como tratar o Meio Ambiente, o que deveria ser seguido por todas as cidades que possuem rios em seu perímetro urbano, para que estes não se tornem como o Arrudas, em Belo Horizonte, ou o Tietê, em São Paulo, ou até mesmo como o Vieiras, em Montes Claros.
Essa iniciativa jaibense mostra que esperar que os governos cuidem sozinhos do Meio Ambiente é o mesmo que encomendar a morte da Mãe-natureza e aguardá-la de camarote. Contudo, quando segmentos desses governos resolvem sair dos gabinetes e darem as mãos para a comunidade, ações espantosas são realizadas e só o povo tem a ganhar com isso.