terça-feira, 19 de julho de 2011

Produtores sofrem com transição política estadual e federal

SECRETÁRIO de Agricultura Lindomar
Ascom/PJ - A transição política nos governos estadual e federal paralisou as atividades da CONAB – Companhia Nacional de Abastecimento no estado, causando profundos transtornos tanto para os produtores, que dependem da companhia, principal compradora de seus produtos, como para os consumidores, pequenos agricultores da área sequeira, escolas, creches, azilos e entidades assistenciais que dependem da mesma para fornecer-lhes o alimento. A informação é do secretário municipal de agricultura de Jaíba, Lindomar Ferreira da Silva, que recentemente acompanhou o prefeito Detim, em diversas viagens a Belo Horizonte, onde buscou resolver o problema, que ganha proporções temíveis no município de Jaíba.
Lindomar Ferreira, disse que a situação paradoxal da geopolítica do município de Jaíba forçou a existência de duas realidades distintas, que se resumem em Grande Fartura, no Perímetro Irrigado, e Muita Miséria, na área sequeira, cujas consequências vinham sendo dirimidas com o Programa de Doação Simultânea de Alimentos, bancado pela CONAB, através do qual adquiria-se os produtos da área irrigada e distribuía na área sequeira, melhorando a vida tanto de irrigantes como de sequeiros. Contudo, com a paralisação do Programa, os produtores estão apreensivos, pois temem perder a produção, por falta de comprador, e os beneficiários estão acabrunhados, pois sentem a presença incômoda da falta de alimento nesse período de seca.
A pedido de Detim, o secretário estendeu sua solicitação de apoio também ao Consórcio da Serra Geral, à Superintendência Estadual da CONAB e à Diretoria Federal do órgão. Detim também espera o empenho da Bancada Norte-Mineira na Assembléia Legislativa de Minas e da Bancada Mineira no Congresso Federal.
Se o problema não for equacionado logo, Lindomar Ferreira da Silva teme uma grande derrocada na economia jaibense.