quarta-feira, 20 de julho de 2011

BINOCANDO (Por Elton Paixão)

PRAZO POLÍTICOS
A classe política está atenta para a troca troca de filiação partidária, pois no final do mês de setembro vence o prazo, sendo que para se candidatar o político precisa estar pelo menos a um ano filiado em determinado partido. Lembrando que quem possui cargo como o caso de vereador, não pode mudar de sigla, pois o mandato pertence ao partido e não ao eleito.
REFORMA POLÍTICA
Os deputados e senadores estão tentando montar uma reforma política para as próximas eleições, onde tudo pode acontecer, inclusive nada. Existe cogitação até mesmo de prorrogar o prazo de mandato dos atuais prefeitos por mais dois anos, para coincidir com eleições gerais no país. Já imaginaram os atuais prefeitos ganhando mais dois anos de mandato, e com a possibilidade de serem reeleitos, podendo totalizar 10 anos de mandato? O ex vereador Nestor Lima já viveu esta situação em tempos passados.
COPASA
Informações chegaram ao binocando que a Copasa estaria vendendo gato por lebre. Sabe-se que muita gente que consumia água mineral parou de usar após a chegada da boa água do São Francisco, e por alguns dias, por motivo de manutenção ou outro, esta vendedora de água teria disponibilizado para a população água do rio Verde. Seria no mínimo prudente que a Copasa avisasse o povo desta troca mesmo que seja momentânea. A sonorização de bicicletas e veículos está sempre à disposição...
ORAÇÕES
A igreja católica promoveu uma revolução no município com as santas missões, onde fez muita gente rezar, mesmo aqueles mais preguiçosos, mas logo em seguida os evangélicos mostraram que não ficam pra traz lançando a grande carreata Jaíba para Jesus que também balançou o município, deixando inclusive marcas no asfalto com letreiros alusivos. Estas ações deveriam acontecer mais vezes, onde o povo anda muito desacreditado...
FOLHA NA INTERNET
O nosso Folha de Jaíba, vem a cada dia crescendo o número de leitores na internet, (jornalfolhadejaiba.blogspot.com) onde já passamos de 1 mil seguidores, nas mais variadas localidades brasileiras e mesmo fora do país. Dia desses recebendo recado de um estudante jaibense que mora em Recife afirmando que todo final de mês já fica aguardando notícias da sua terrinha.
QUEM SABE
Estamos lançando uma mega promoção, onde daremos um doce para o leitor que falar onde fica uma praça na sede do município jaibense que tem o nome de praça Antonio Felício Alves. O nome deste logradouro é alusivo a um dos primeiros vereadores jaibenses atuando por Monte Azul, o saudoso Toniquinho, que tem sua família radicada por aqui. Em Jaíba temos o costume de conhecer as praças por apelido como praça do mercado, da igreja...
ABACATÃO
O prédio onde funciona o banco Itaú, ficou pelo menos 30 anos sem receber uma pintura, e tinha o apelido de elefante branco, agora recebe uma tintura com um forte esverdeado, ganhando o simpático nome de “abacatão”. Nosso amigo alessandro Borges está dando vida à múmia.
CANDIDATOS
Pelo andar da carruagem é bem provável que nas próximas eleições municipais, haverá uma grande possibilidade de sair quatro candidatos a prefeito de Jaíba, diante de forte tendência de “racha” no grupo de Wellington. Se isto acontecer, mesmo sem consultar mãe Diná, o prefeito Detim será reeleito com grande facilidade.
RURALMINAS
Numa recente visita do presidente da Ruralminas por aqui, o mesmo comentou a invasão das áreas do governo onde muitas casas estão sendo construídas. O presidente desta fundação disse que em breve estaria por aqui um trator para derrubar cercas e algumas edificações. Você acredita?, Nem Eu...
FÉRIAS
Encontra-se em merecido repouso os nossos vereadores. Eles são como estudantes, gozam duas férias por ano, em julho e janeiro. Só que os estudantes vão descansar só uma semana devido os professores grevistas. As férias dos representantes legais do município receberam um apelido simpático de “recesso parlamentar”.
ELEIÇÃO 2012
O Tribunal Superior Eleitoral aprovou no último dia 28 de junho o calendário referente às eleições municipais de 2012 onde os eleitores estarão escolhendo prefeitos, vice-prefeitos e vereadores em todo o país. Ficou definido que a eleição acontece no dia 7 de outubro, em primeiro turno, e 28 de outubro, se houver a necessidade de segundo turno. É importante esclarecer que no dia 9 de maio do próximo ano termina o prazo para que o eleitor possa requerer inscrição eleitoral ou transferência de domicílio. Neste mesmo dia termina o prazo para que o eleitor com deficiência ou com mobilidade reduzida peça transferência para uma seção eleitoral especial. Já os registros dos candidatos podem ser feitos, pelos partidos ou coligações, até o dia 5 de julho de 2012.
OPOSIÇÃO
É bastante notório a divisão ou desânimo no grupo de oposição liderado pelo ex prefeito Wellington. Como exemplo, observamos que o ex possuía um informativo, e simplesmente desistiu do empreendimento, passando a bola pra frente. Conforme dados da junta comercial do estado, o informativo agora pertence a Maria Neusenite Valério Silva. O fim do fantasma da cassação do atual prefeito veio como um balde de água gelada...
PMDB
Informações do grupo ligado ao prefeito Detim dão certas como o PMDB de Jaíba mudou de direção. Como este partido estava um pouco doente, foi escolhido o médico Wlisses Leal para comandar esta agremiação no município. Este médico é ligado ao grupo político de Detim. Lembrando que o PMDB que elegeu o primeiro prefeito de Jaíba, nas últimas eleições conseguiu arrebanhar apenas 93 votos para seus candidatos a vereador, sendo que este partido possui mais de 400 filiados por aqui.
O BOM FILHO
“O bom filho retorna à casa”. Nosso amigo Gustavo que esteve uma temporada afastado da secretaria de administração da Prefeitura retornou recentemente para retomar seus trabalhos, que, diga-se de passagem, prestados com muito zelo e presteza.