segunda-feira, 23 de dezembro de 2019

Plano de regularização fundiária envolvendo todo o município de Jaíba já teve início


O plano de regularização fundiária que envolverá todo o município de Jaíba beneficiando aqueles detentores de imóveis que ainda não possuem a devida titularização teve início neste mês de dezembro e começou por Mocambinho no Projeto Jaíba. O trabalho será executado por etapas dividindo o grande município por partes.
Neste mês já foi feito Mocambinho e parte do bairro Bandeirantes da rua Elói Oliveira (frente Correios) até o ginásio poliesportivo; está sendo executado do ginásio poliesportivo até a  estrada de Monte Azul; em seguida será a vez do trecho que compreende a rua Elói Oliveira até o rio Verde Grande e depois o outro lado da ponte envolvendo bairros São Francisco, Campos Altos, e demais.
Em Mocambinho, onde iniciou os trabalhos, teve uma grande reunião com a presença  dos agentes responsáveis. “Esse é um trabalho que se inicia com credibilidade, envolvendo o TJMG, a SEAPA, Prefeitura, Deputados e Vereadores, uma ação de interesse e boa vontade em resolver os problemas”, destacou o Prefeito Reginaldo.
Nesta reunião, o Juiz Dr. Ricardo Veras, representou o Presidente do TJMG, Dr. Nelson Missias, e o Dr. Ricardo Roseno da SEAPA, representou o Governo de Minas. Também estiveram presentes o Prefeito Reginaldo Silva, Superintendentes Estaduais, Vereadores, Secretários Municipais e autoridades locais. A Regularização deu início com ações dos imóveis urbanos de Mocambinho, Bairro HP e Avenida dos Colonos.
Nesta ação houve tratativas sobre a Regularização Fundiária dos lotes de 5 hectares, entre DIJ, SEAPA e a Prefeitura de Jaíba, encerrando com uma reunião com dezenas de produtores na Emater, sobre o inicio dos trabalhos, a situação documental dos lotes e os caminhos até a documentação definitiva. Foi discutida ainda a luta pela anistia da dívida da terra através de Projeto de Lei na Assembleia e dos equipamentos de irrigação doados pela Codevasf.
Calcula-se que mais de 11 mil propriedades urbanas e rurais em Jaíba necessitam de documentação, envolvendo cerca de 2 mil proprietários de lotes irrigados de 5 hectares de todo o Projeto Jaíba. Para que essa empreitada tivesse sucesso, houve a união do Poder Judiciário, Governo de Minas, Assembleia Legislativa, Prefeitura de Jaíba e Câmara de Vereadores.
O Prefeito Reginaldo Silva esteve em Brasília na companhia do Deputado Rodrigo de Castro, e uma grande comitiva, para um encontro com o Presidente da Codevasf, Marcelo Andrade, acertando a regularização dos lotes de 5 hectares, e conseguiu também que a Codevasf, abra mão de cobrar dos proprietários, os equipamentos e algumas casas que foram cedidas a muito tempo. O Deputado Tadeuzinho já entrou com um Projeto de Lei, na Assembleia de Minas, solicitando a não cobrança pelo governo dos lotes de 5 hectares.
Bairro Bandeirantes sendo concluído
Organizar a cidade, legalizar, valorizar os imóveis urbanos e beneficiar a população, preparando o município para um crescimento sustentável, esse é o propósito da Prefeitura de Jaíba, que coloca em funcionamento o inédito e maior projeto de Regularização Fundiária Urbana do Município. O evento de lançamento aconteceu no último dia 10 no Ginásio Poliesportivo, onde centenas de proprietários de imóveis urbanos receberam o seu certificado, pronto para o registro definitivo em cartório.
O Prefeito Reginaldo Silva, presente ao evento disse que essa é apenas a primeira etapa, e que já estão sendo feito os cadastrados do ginásio, até o verde azul e na sequência o centro da cidade. Estiveram presentes Vereadores, Secretários e os representantes do Cartório de Registro de Manga, Frankie Versiane e de Jaíba, Álvaro Fernando.
Os Títulos foram entregues aos Proprietários residentes entre as Ruas Elói de Oliveira no Centro até a Rua Montes Claros no Bandeirantes. O Secretário de Fazenda Acássio Junior esclareceu que aqueles que ainda não receberam o seu título de proprietário, deverão procurar a secretaria de fazenda e verificar as pendências existentes sobre os mesmos e os que já receberam é só procurarem o cartório para registro. (Fonte: Ascom/PJ).