segunda-feira, 23 de dezembro de 2019

Fim do papel - Documento do veículo e carteira de habilitação no celular

Para quem já quitou o licenciamento do veículo de 2019, já pode acessar o documento CRLV pela internet, não sendo mais necessário carregar o documento impresso. Esta prática começou a funcionar em Minas neste mês de dezembro em todo o Estado
O Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo poderá ser baixado digitalmente e substitui o papel ao comprovar a propriedade do carro. Documento digital será acessado no mesmo aplicativo da Carteira Nacional de Habilitação digital e pode ser compartilhado com quem o motorista desejar dividir o uso do veículo.
Embora as duas versões digitais dos documentos necessários ao motorista estejam disponíveis para serem baixadas no celular, a população mineira ainda utiliza pouco o serviço de digitalização. Existente desde 2017, a CNH digital é utilizada por apenas 5% da população mineira.
O motorista pode acessar o documento digital pelo celular que terá a mesma validade do documento físico. O CLRV é feito pelo CPF e busca o veículo que tem em nome daquele condutor. O aplicativo é gratuito e não tem nenhum custo para ter o documento. Pode ser compartilhado com um grupo de pessoas, filhos, marido, mulher, pai e mãe.
Antes de estar disponível no aplicativo, o documento precisa ser previamente impresso. Ou seja, a versão física continua sendo necessária para a emissão. Além disso, para acessar agora o CLRV, o usuário precisa ter quitado o licenciamento do veículo de 2019. Os documentos têm a mesma validade das versões físicas e reúnem informações de débitos e irregularidades. Policiais e agentes de trânsito têm acesso direto ao sistema em caso de fiscalização.
As mais beneficiadas pela ação são as pessoas que compartilham os veículos com familiares. Em vez de um documento de papel ter de mudar de mãos toda vez em que um novo motorista assume a direção, a versão digital poderá estar disponível em mais de um aparelho. A pessoa tem que baixar o aplicativo e depois receber a confirmação para compartilhamento. Se quiser, depois pode cancelar. Não é necessário ter internet no celular na hora de mostrar o documento.