segunda-feira, 23 de dezembro de 2019

Governo começa a emitir carteira estudantil gratuita


Digital, gratuita e disponível na palma da mão, a carteira de estudante começou a ser emitida no final do mês passado (novembro). O documento dá o direito ao benefício de meia-entrada em shows, teatros e outros eventos culturais e esportivos, sem que isso gere um custo extra. Basta o aluno estar devidamente matriculado, com seus dados no Sistema Educacional Brasileiro – banco de dados nacional de estudantes do Ministério da Educação – e baixar o aplicativo no celular.
Para assegurar o acesso à Identidade Estudantil, cada instituição de ensino, pública e particular, deve enviar as informações dos alunos para o setor cadastral do governo.
Devem ser informados CPF, data de nascimento, curso, matrícula e o ano e semestre de ingresso dos estudantes.
Os alunos podem conferir se a sua instituição de ensino repassou os dados ao sistema em idestudantil.mec. gov.br. Caso não tenham sido cadastrados, os estudantes podem cobrar o envio diretamente no local onde estudam. A tecnologia reduzirá a burocracia. A identificação nos eventos será por meio de leitura de QR Code, localizado abaixo da foto da pessoa no aplicativo.