segunda-feira, 25 de novembro de 2019

Dep. Tadeuzinho quer ligar o Norte de Minas ao restante do país pelas ferrovias


O Deputado Tadeuzinho apresentou requerimento para viabilizar escoamento da produção dos projetos Jaíba e Gorutuba pela linha férrea que passa por Janaúba.
Em nova discussão sobre a necessidade de investimentos para as ferrovias no Estado, o deputado Tadeu Martins Leite, participou recentemente da reunião da Comissão Extraordinária Pró-Ferrovias Mineiras da ALMG, onde foram debatidas algumas estratégias para a retomada do modal ferroviário em Minas Gerais.
O deputado apresentou um requerimento, aprovado na comissão, pedindo a realização de uma audiência pública para debater com a VLI Logística - empresa que opera parte da malha ferroviária brasileira e que passa por Minas Gerais - a viabilização da ligação férrea do Norte de Minas com a Ferrovia de Integração Oeste Leste (Fiol). Segundo o deputado, esta ligação permitirá a exportaçao de bens e produtos do Norte de Minas, especialmente dos projetos Jaíba e Gorutuba, pelo Porto de Ilhéus, na Bahia.
Para Tadeu Martins Leite investir na revitalização das ferrovias é fundamental para promover a integração regional. “Grande parte do desenvolvimento do Norte, passa pelas ferrovias, temos uma linha que percorre a nossa região de forma subutilizada, mesmo passando em um polo estratégico para o desenvolvimento econômico do Estado como um todo, sem falar na redução de custos e distâncias, melhores condições de escoamento da produção e geração de oportunidades e investimentos que virão.”