quinta-feira, 21 de março de 2019

Jaíba não terá Festa da Banana 2019, apenas comemoração do aniversário


Crise e retenção de cerca de 15 milhões de reais impedem festejos maiores
No dia 27 do próximo mês de abril, o município de Jaíba estará completando 27 anos de idade e ficará sem a sua tradicional Festa Nacional da Banana. Lembrando que não é a primeira vez que os jaibenses e região ficam sem esta diversão. Em 2019 seria a 21ª festa com os 27 anos do município, portanto a cidade completa agora seis anos de ausência do evento.
O prefeito de Jaíba foi numa emissora de rádio local para justificar a não realização dos festejos no Parque de Exposições. Explicou Reginaldo Silva que o Estado Mineiro tem retido cerca de 15 milhões de reais oriundos de repasses constitucionais obrigatórios. E também a obrigação do município com contra partida descontada mensalmente referente a construção de escolas, serviço de asfaltamento (inclusive de gestão passada), e outros convênios.
Comemoração de aniversário
Os 27 anos da Jaíba serão comemorados em outro formato, e apesar da programação oficial não está toda definida, haverá festival de roda de viola na sexta-feira dia 26. No sábado dia 27 terá mais uma edição do motorock com encontro regional de motociclistas e um show de expressão regional.
No domingo dia 28 acontecerá trilha de motocicletas, corrida rústica, cavalgada e motocross. No feriado de 1º de maio haverá mais uma edição do tradicional Supercross em Mocambinho Projeto Jaíba.

Alguns dos principais pontos da reforma da previdência


Muita polêmica sobre a proposta do atual governo sobre a reforma da previdência. Fizemos um pequeno resumo dos principais tópicos a serem alterados, para que o eleitor possa começar a entender as possíveis mudanças.
Segundo o Governo, as alterações devem trazer impacto de 1 trilhão em 10 anos, conforme cálculos do Ministério da Economia.  Vejam, ponto a ponto, quais são as alterações propostas.  O texto passará pelo Congresso Nacional e só depois, se aprovado passará a valer.
Tempo de contribuição
Para conseguir se aposentar, não basta apenas a idade mínima. Os segurados vão precisar combinar essa idade com um tempo mínimo de contribuição que será de 20 anos e não mais de 15 como está vigente atualmente.
Valor do benefício
O cálculo da aposentadoria terá uma regra só para todos os trabalhadores, da iniciativa privada e servidores públicos. O valor será de 60% da média salarial mais  2% por ano de contribuição que exceder 20 anos. Com isso, a aposentadoria integral só será possível aos 40 anos de contribuição.
Valores pagos à previdência
Uma das principais novidades da reforma é alteração nas alíquotas de contribuição dos servidores privados e públicos, que serão unificadas. Elas partem de 7,5% para quem ganha o salário mínimo (diminuiu, hoje é 11%).
Regras de transição
Pela proposta quem está próximo a se aposentar conseguirá, em primeiro momento, fugir das idades de 62 e 65 anos. A partir de 2019 será fixada uma idade mínima de 56 anos para as mulheres e 61 anos para os homens. Essa idade sobe meio ponto a cada ano passado. Nesse caso, os homens chegariam aos 65 anos em 2027 e as mulheres em 2031.
Sistema de capitalização
O modelo será obrigatório para quem for entrar no mercado de trabalho. As contribuições vão para uma conta individual que irá financiar a aposentadoria no futuro. Há garantia do benefício no valor do salário mínimo, caso o segurado não consiga financiar sua aposentadoria. Lembrando que é necessário cumprir a idade mínima e o tempo mínimo de contribuição
Novas regras para o Benefício da Prestação Continuada (BPC)
´E concedido a idosos e pessoas com deficiência de baixa renda. Para idosos, a partir dos 60 anos, o benefício será de 400 reais. A partir dos 70 anos, esse valor sobe para o salário mínimo. Hoje, só é elegível ao BPC o idoso de baixa renda a partir dos 65 anos.  No caso dos deficientes, nada muda e o benefício continua sendo de um salário mínimo.
Pensão por morte
A reforma limita o valor pago na concessão do benefício de pensão por morte a 60% por família, mais 10% por dependente. Será possível acumular pensões e aposentadorias, porém o segurado não receberá o valor integral.  O segurado vai receber 100% do benefício de maior valor mais uma porcentagem do outro benefício, que varia de 80% (até 1,5 salário mínimo). A que passar de quatro salários mínimos, não poderá ser acumulada.
Para que as mudanças passem a valer é preciso que o texto seja aprovado por três quintos dos parlamentares, 308 deputados e 49 senadores.

Unidade de Saúde do NS2 Projeto Jaíba que já foi inaugurada e nunca funcionou recebe energia elétrica trifásica e outras adaptações e ficará apta ao funcionamento público


A Prefeitura de Jaíba contratou empresa para construir a rede elétrica que ligará energia trifásica da Pomar Brasil, até a Unidade de Saúde do NS2, no Projeto Jaíba. Serão implantados postes, colocados transformadores e toda a rede de média e baixa tensão.
O objetivo é fornecer energia elétrica com carga suficiente para funcionar os equipamentos da Unidade Básica de Saúde. Esta Unidade de Saúde foi inaugurada tempos atrás, mas sem a devida condição de funcionamento, por não dispor de rede nas proximidades com carga suficiente.
O Prefeito Reginaldo silva informou que, além da construção da rede de energia elétrica, será feito também reparos em partes da Unidade de Saúde que foram deterioradas, além da conclusão de alguns serviços que não foram feitos quando aconteceu a inauguração antecipada.

Feira dos artesãos deu certo e vai continuar nas quartas-feiras


Está fincando de vez no calendário cultural de Jaíba a recente inaugurada Feira Gastromuart que vem acontecendo nas quartas feiras à noite na Praça Sardote Ferreira (ao lado do INSS) no bairro Centro Comunitário. O evento iniciou no mês passado e foi cada vez mais chegando ao gosto dos visitantes que por lá passam para degustar as variadas comidas típicas ou para apreciar ou comprar os inúmeros artesanatos confeccionados por artesãos locais. Tudo isso acompanhado de uma boa música.
O evento é apoiado pela Prefeitura de Jaíba e parceiros, o local serve também para descontração e encontro de famílias e amigos.
A intenção maior dos organizadores é divulgar os seus produtos, o reconhecimento e a valorização do artesanato local tendo também à frente a Associação dos Artesãos de Jaíba.
O evento conta com o apoio da Prefeitura de Jaíba, Emater, Sicoob, CDL, Sala Mineira do Empreendedor e Câmara Municipal.
Os artesãos mostram uma exposição com comercialização de suas próprias criações, em fibra de bananeira, tecido, barro, madeira e arranjos naturais. No setor gastronômico, várias tendas oferecem comida de boteco, sarapatel, farofa de umbigo de bananeira, dentre outras delícias.
A feira cria oportunidades de geração de renda para os artesãos e oportunidade de entretenimento para a população.

1º Seminário da Agricultura Familiar no Projeto Jaíba


O 1º Seminário da Agricultura Familiar aconteceu no último dia 14 com um auditório lotado, no Centro Cultural em Mocambinho, Projeto Jaíba. Na pauta principal estava a busca por alternativas de renda para o agricultor, tendo como foco a produção e comercialização de seus produtos.
O Gerente da Emater, Ivan Canário, ressaltou a importância da inserção dos jovens no processo produtivo e comercial, como sucessor dos pais na produção agrícola. Outra pauta importante discutida foi a busca pela retomada do Programa de Aquisição de Alimentos, um grande canal de comercialização para o produtor e distribuição de alimentos para famílias em situação de vulnerabilidade social.

13º salário do Bolsa Família garantido para dezembro/2019


O Governo Federal confirmou neste mês de março que o pagamento do décimo terceiro salário do Bolsa Família em dezembro está garantido.
Com custo estimado de R$ 2,5 bilhões, esse foi um dos compromissos de campanha do presidente Jair Bolsonaro. “Está tudo certo, estamos negociando com o ministro Paulo Guedes (Economia). Uma parte dos recursos virá do Orçamento Geral da União, que será revisto, e a outra parte, menor, virá do pente-fino no programa que a gente quer aprofundar”, explicou a nota do Governo.

Quaresma tem 44 dias e não 40 como muitos pensam


No dicionário quaresma, além da ligação religiosa, também significa quadragésima, quarentena, ou seja, ligado ao número quarenta, mas na realidade a quaresma católica tem mais de 40 dias. A quaresma tem 44 dias entre a quarta-feira de Cinzas (este ano 6 de março) e a quinta-feira Santa (este ano no dia 18 de abril), quando se celebra a missa do Lava Pés.
Trata-se do período de preparação para a Páscoa, quando os católicos são convidados pela Igreja a jejuar, passar por uma penitência e vivenciar a misericórdia,
Mas nem sempre foi assim. Até o século 20, a Quaresma era celebrada pela Igreja Católica entre a quarta-feira de Cinzas e o sábado Santo, somando 46 dias. Excetuando os domingos do período (dias em que não havia jejum e penitência), havia 40 dias exatos.
Embora muitos fiéis escolham não comer carne durante a Quaresma, a Igreja oferece a liberdade ao cristão para que escolha o alimento que será retirado da alimentação durante o período. Hoje há muitos que preferem ficar sem bebidas alcoólicas e refrigerantes.
Segundo o catolicismo a Páscoa é a principal celebração do calendário católico (e não o Natal, como muitos acreditam), pois celebra a ressurreição do filho de Deus.
O professor Carlos Frederico Barbosa de Souza, da pós-graduação de Ciências da Religião na PUC-Minas, explica que, para a Igreja, o número 40 tem forte simbolismo. Na Bíblia, há muitos fatos importantes com essa referência: 40 dias de dilúvio, 40 anos de travessia pelo deserto por Moisés, 40 dias de caminhada do profeta Elias. Jesus ficou no deserto por 40 dias.


Proposta prevê punição para o Estado que reter recursos de prefeituras


Esta proposta é inspirada no ex-governador Pimentel de Minas que ainda não foi punido por desviar um volumoso recurso das prefeituras mineiras.
A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) prevê punição aos estados que deixarem de repassar valores de ICMS, IPVA e Fundeb aos municípios e pode se tornar a esperança de prefeitos para terem os recursos garantidos.
O Estado que não honrar o compromisso com as prefeituras não irá receber verbas federais. O dinheiro seria transferido diretamente da União para os caixas municipais. Só em Minas, a dívida do Estado, herdada do governo anterior, ultrapassa R$ 12,3 bilhões.
A PEC é de autoria do Senador Antonio Anastasia e foi assinada por 28 dos 71 senadores. A proposta precisa passar por três comissões, antes de ser votada. No Congresso, a PEC necessita de 49 votos no Senado e de 388 na Câmara para ser aprovada — ou 3/5 dos parlamentares das duas Casas legislativas.
Minas não tem feito os repasses regulares desde 2016 e nada aconteceu ao governo do Estado e nem ao chefe do Executivo.

Decisão judicial impede a importação da banana do Equador


A situação dos bananicultures está tão alarmante que esta notícia não chega a ser um alívio. Para barrar esta importação dependeu de um árduo trabalho de lideranças, inclusive do Norte de Minas como a Abanorte que conseguiu através de uma decisão judicial.
A importação permitia uma competição desigual que trazia grande dano econômico e a perda de  milhares de empregos no Norte de Minas e outras regiões do país.
Conforme a Abanorte, o governo anterior estava trabalhando contra o interesse da fruticultura brasileira com a permissão da importação da banana do Equador.
O processo foi movido pela CONABAN (Confederação Nacional dos Bananicultores) e suas afiliadas. Uma das alegações é proteger a produção nacional do risco de pragas, sobretudoo vírus presente na produção equatoriana capaz decomprometer a bananicultura brasileira.
A medida afeta diretamente todo o Brasil, cuja área cultivada com a fruta é superior a 500 mil hectares e responsável pela geração de aproximadamente 1,5 milhão de empregos. No Norte de Minas são mais de 2.500 fruticultores, que tem na produção desta fruta toda uma cadeia produtiva que chega a 200.000 empregos em mais de 20.000 hectares cultivados na região (dados da Abanorte).

Nova lei proíbe casamentos de menores de 16 anos

O presidente Jair Bolsonaro sancionou lei que proíbe o casamento infantil em qualquer hipótese. Não será permitido, em qualquer caso, o casamento de quem não atingiu a idade núbil, diz o novo texto. Antes, era permitido, excepcionalmente, o casamento de menores de 16 anos para evitar imposição ou cumprimento de pena criminal ou em caso de gravidez.
A lei foi aprovada pelo Senado em fevereiro e enviada à sanção de Bolsonaro.

Vagas de emprego no interior para o Governo de Minas


O Governo de Minas vai oferecer cerca de 100 vagas do Programa “Transforma Minas” em municípios de todas as regiões de Minas Gerais.  As oportunidades serão destinadas ao cargo de superintendentes regionais de Educação, de Meio Ambiente, de Saúde e de Desenvolvimento Social. Para essas vagas, as inscrições terão início no próximo mês de abril.
Essas vagas estão de acordo com a estrutura necessária às secretarias no interior no que se refere ao preenchimento de cargos de chefia, direção e assessoramento.
Também quem reside no interior de Minas e tem interesse em trabalhar na administração central em Belo Horizonte poderá se candidatar normalmente às funções desenvolvidas na capital. É só acessar a página oficial do programa para mais informações: www.transformaminas.mg.gov.br.
Para saber detalhes dos cargos, exigências, atribuições e salários, basta clicar no botão (+) do lado do cargo. Para chegar às vagas, é só entrar na aba “Seleções Abertas” da página eletrônica.
Todos os interessados, inclusive servidores do Estado, podem começar a se inscrever no programa Transforma Minas. O programa não criará novos cargos e, consequentemente, não trará novas despesas ao Estado.  

CPF vira documento único para acessar informações e benefícios do governo


O Diário Oficial da União do último dia 12 publicou um decreto que institui o CPF como instrumento suficiente e substitutivo da apresentação de outros documentos do cidadão no exercício de obrigações e direitos ou na obtenção de benefícios.
Com a iniciativa em vigor, os cidadãos que requisitarem informações públicas, demandarem serviços ou solicitarem benefícios concedidos por órgãos e entidades federais poderão informar o número do CPF em substituição aos números de Identificação do Trabalhador (NIT); dos programas PIS e PASEP; bem como da Carteira de Trabalho e da Carteira Nacional de Habilitação.
O ato é preparatório à implementação do Documento Nacional de Identidade (DNI). Os órgãos federais terão três meses, a partir da publicação do decreto, para adequar os sistemas e procedimentos de atendimento ao cidadão às mudanças. E um ano para consolidar os cadastros e as bases de dados a partir do número do (CPF).

Nova iluminação da avenida trecho bairro Bandeirantes Verde Azul e Parque Exposição


Para solucionar um antigo problema com iluminação pública da principal avenida central de Jaíba no trecho do bairro Bandeirantes até o parque de exposições, a Prefeitura de Jaíba está fazendo a extensão da rede elétrica, com instalação da linha de baixa tensão, que permite a distribuição de energia para as residências.
Estão sendo colocados postes no intervalo dos que já existem, todos os cabos da rede de baixa tensão e a instalação de luminárias LED. A iluminação desse trecho acabará de vez com a escuridão existente no local e trará mais segurança, beneficiando quem faz caminhada noturna no Parque de Exposições e também para os participantes dos eventos no Parque.
Centro de Saúde ao lado da Escola Wenceslau tem ampliação de energia elétrica
O Centro de Saúde 2 localizado no Bairro Veneza, ao lado da Escola Wenceslau Braz, também foi contemplado com extensão de rede elétrica e iluminação com lâmpadas de LED. Foram colocados postes, cabos elétricos e luminárias no local.
O objetivo da Prefeitura de Jaíba é de melhorar a carga de energia na unidade, para um melhor funcionamento dos equipamentos ali instalados. Com a iluminação terá qualidade no entorno do local, dando mais segurança e conforto aos usuários.

Um novo consultório odontológico para Mocambinho/Projeto Jaíba


A Unidade Básica de Saúde de Mocambinho no Projeto Jaíba recebeu neste mês a instalação de um consultório odontológico novo, moderno e todo equipado.  
Com este novo gabinete dentário, o setor de odontologia da Prefeitura de Jaíba, retoma os atendimentos na unidade, que estavam paralisados pela falta de profissionais.
Além dos novos equipamentos, foi contratado um dentista que começou a trabalhar ainda este mês, normalizando o atendimento na UBS.
O Coordenador de Odontologia Municipal, Fabiano Rodrigues, informou que o Consultório Odontológico da Frente 3, também no Projeto Jaíba, foi substituído por um outro, totalmente revisado e que oferece maior segurança e conforto para o profissional e paciente. “Os atendimentos Odontológicos, no Projeto Jaíba, estão retornando a sua normalidade”, informou Fabiano.

Projeto Vida amplia suas instalações e atende 300 crianças diariamente


O Projeto Vida que é coordenado pelas irmãs Servas da Visitação, tem atualmente 300 crianças cadastradas e pode dobrar a sua capacidade, dependendo da quantidade de doações. Os menores do Projeto Vida recebem apoio educacional, orientação social e alimentação.
A Reforma e Ampliação custaram 650 mil reais e chegou a 1.400 metros quadrados de construção, foram edificadas 10 salas para música, dança, artes cênicas, artesanato, informática, reforço escolar e um auditório para 200 pessoas, tudo climatizado.
Aconteceu no mês passado uma cerimônia de reinauguração da ampliação do prédio do Projeto Vida com ampla representatividade de autoridades locais, regionais e até internacional.
O Prefeito Reginaldo Silva disse em seu pronunciamento que se sente realizado em fazer parte  dessa história. E como gestor tem buscado a sustentabilidade, dos projetos e ações que defendem menores em situação de vulnerabilidade social. Reginaldo disse ainda, que a Prefeitura de Jaíba é uma das grandes parceiras do Projeto Vida, com repasse anual que supera 800 mil reais, em material humano e recursos financeiros.

Água, energia e lotes regularizados no bairro João Colares (fundo da Prefeitura)


O sonho de ter água encanada já é realidade para centenas de famílias do Bairro João Colares (fundo da prefeitura). Em um grande processo de regularização fundiária que envolveu o Governo do Estado e o Município de Jaíba, foi feito o cadastramento de famílias do bairro, que terá direito a documentação dos lotes e o acesso a água tratada e energia elétrica.
Nesta parceria entrou a Cemig com a energia elétrica e a Copasa com água tratada. Na localidade a Cemig já fez o posteamento e a rede, e a Copasa todo o encanamento do bairro e já está fazendo as ligações para as residências.
Segundo o Encarregado de Manutenção da Copasa em Jaíba, Reginaldo Nascimento, serão realizados entre 180 e 200 ligações de água no bairro. Reginaldo Nascimento informou ainda, que a Copasa está facilitando as taxas de ligação, dividindo em até 10 vezes e que o morador que possui benefício social, ainda terá desconto, basta procurar o escritório local da Copasa.
Para o Prefeito de Jaíba Reginaldo Silva, este é mais um sonho realizado, foram meses de luta e empenho de toda uma equipe, que resulta em qualidade de vida, dignidade e saúde, para os moradores do Bairro João Colares.

quarta-feira, 20 de março de 2019

Setor de Saúde cumpre 100% das exigências de programa da Atenção Básica de Saúde


A Secretaria de Saúde de Jaíba recebeu a boa notícia do cumprimento em 100% das ações de saúde, no programa POEPS. Este programa contempla uma série de atividades ligadas à promoção da saúde, dentre elas destaca-se as ações envolvendo orientações nas escolas, prática corporal, atividades físicas, hidroginástica para idosos do asilo, especiais da APAE e melhor idade. E ainda, uso das academias ao ar livre e dança na praça.
Em Jaíba o programa realiza orientações de saúde nas Unidades de Saúde e palestras sobre o consumo alimentar de crianças de até 2 anos de idade. Segundo Jaasiel Fernandes, Secretário de Saúde, o cumprimento dessas metas, ajudam a garantir a qualidade de vida da população e garantem ao município o recebimento dos repasses referente ao Programa de Atenção Básica Estadual  que é variável conforme rendimento dos trabalhos.

Projeto Inovador valoriza o profissional da saúde


 “Cuidar de quem Cuida” este é o lema do Projeto Inovador, lançado pela Prefeitura de Jaíba. O Projeto tem o objetivo e atenção voltada para a saúde física e mental dos profissionais de saúde, visando a qualidade da saúde do profissional para um melhor desempenho de suas atividades.
Além dos Agentes Comunitários de saúde, 180 profissionais de todas as UBS receberão assistência de Psicólogo, Dentista, Médico, Fisioterapeuta e atividades Corporais.
Segundo o Secretário de Saúde Jaasiel Fernandes, os profissionais das UBS, são as portas de entrada da saúde, convivendo longos períodos com seus pacientes e acabam absorvendo seus problemas. O Projeto Inovador é contínuo e visa cuidar da saúde e do bem estar desse profissional.


Mais uma etapa da operação tapa buracos

Está em andamento pelas principais ruas de Jaíba mais uma etapa da operação tapa buracos que se faz necessária logo após toda estiagem chuvosa, uma vez que a qualidade dos asfaltos urbanos apesar de muito velho não apresenta boa qualidade.
Dentro do propósito de buscar a melhoria do acesso e a segurança das pessoas e veículos que trafegam pelas ruas e avenidas da cidade, que a Prefeitura de Jaíba deu início este trabalho de recuperação de vias de acesso. A Secretaria de Obras está priorizando os locais de grande fluxo e que estão com maior urgência.
A Prefeitura de Jaíba está produzindo o seu próprio asfalto e utilizando mão de obra local, reduzindo o custo da operação em quase 70%, possibilitando fazer mais, com menos recursos.
O serviço é previsto para atender todos os bairros da cidade.