terça-feira, 13 de novembro de 2018

Nove partidos políticos em Jaíba podem acabar, diante de nova legislação


Uma nova determinação da justiça eleitoral pode colocar fim em várias siglas partidárias. Partidos pequenos, conhecidos por “nanicos”, podem ficar de fora do recebimento de verbas partidárias e de acesso ao horário gratuito na televisão ficando assim inviável a sua sobrevivência.
A cláusula de desempenho, aprovada em 2017 como parte da reforma política, estabelece os critérios de acesso dos partidos ao tempo de televisão (para propaganda partidária) e ao fundo partidário (o dinheiro público que é repassado às legendas). Para ter acesso aos recursos, os partidos devem cumprir pelo menos um de dois critérios, cada um com um par de regras: Por número de deputados - eleger ao menos nove deputados federais em nove estados diferentes. Por porcentagem dos votos - ter ao menos 1,5% do total dos votos da eleição para a Câmara dos Deputados, distribuídos em ao menos nove estados diferentes, e com pelo menos 1% dos votos de cada um desses estados.
A cláusula aprovada prevê que os critérios a serem cumpridos pelos partidos devem se tornar cada vez mais rigorosos até 2030.
Dos atuais 35 partidos existentes no Brasil, pelo menos catorze partidos poderão ficar sem tempo de propaganda eleitoral gratuita no rádio e na TV e sem acesso ao dinheiro do fundo partidário no próximo ano devido à cláusula de barreira, segundo cálculo da Câmara dos Deputados. As siglas não conseguiram cumprir as exigências da medida,
Os 14 partidos atingidos são Rede, Patriota, PHS, DC, PCdoB, PCB, PCO, PMB, PMN, PPL, PRP, PRTB, PSTU e PTC. Em 2018, o fundo partidário somou 888,7 milhões de reais. Para sobreviver no próximo ano, esses partidos deverão se fundir ou ser incorporados por outros.
Em Jaíba
No município de Jaíba nove partidos políticos poderão ser atingidos com a nova determinação a saber: REDE 18 - Rua Eurico Tolentino de Oliveira, 191 presidente Igor Chamon de Souza. PATRIOTA 51 – Av. Valdomiro Cardoso de Sá, 185 presidente Eneas Vieira de Souza. PHS 31 – Rua Juscelino Jubstchek, 53        presidente Aparecido Magela de Souza. DC 27 -  Quadra 10 lote 9 nh1 Projeto Jaíba presidente José Geraldo Soares Aguiar. PC do B 65– Rua três, 181 presidente  Andrea Eloiza Barboza da Silva.  PMN 33 – Rua quatro, nº 06 Vila NS2 presidente Rosilene Antunes de Oliveira Viana. PRP 44 –  Av. João Teixeira Filho presidente Elisbete Alves Teixeira. PTC 36 – Rua Eloy de Oliveira, 198 presidente Rivia Juliana Fernandes Miranda.