quinta-feira, 22 de março de 2018

Novo modelo de placa de veículos inicia em setembro


Inicia em setembro o prazo para as placas de automóveis adotarem o padrão dos países do Mercosul. A resolução já foi publicada no Diário Oficial da União.
Primeiro, a nova placa deverá ser usada nos modelos zero quilômetro. Os veículos usados terão prazo até 2023 para a alteração. A nova placa vai ter tarja azul, bandeira do Brasil e configuração de letras e números.
Além disto, contará com chip e código para facilitar a identificação dos veículos roubados ou clonados nos países do Mercosul.
Apresentada em 2014, a nova placa seria adotada no Brasil em janeiro de 2016, mas sofreu adiamento duas vezes: primeiro para 2017 e, depois, sem prazo específico. Segundo o Denatran, o preço da nova placa será o mesmo das atuais.
Segundo resolução publicada no Diário Oficial, a medida se aplica também aos reboques, semirreboques, motocicletas, triciclos, motonetas, ciclo elétricos, quadriciclos, ciclomotores, tratores e guindastes, que serão identificados por uma única placa, instalada na parte traseira.
Revestidas com película retrorrefletiva, as novas placas terão fundo branco com margem superior azul e as imagens da bandeira brasileira e o símbolo do Mercosul, mantendo os atuais sete caracteres alfanuméricos. Além disso, deverão possuir código de barras bidimensionais dinâmicos (Quick Response Code - QRCode) contendo números de série e acesso às informações do banco de dados de seu fabricante.
Os fabricantes de placas serão credenciados pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e serão responsáveis pela produção, logística, gerenciamento informatizado, distribuição e estampagem das placas veiculares. O credenciamento dos fabricantes terá validade de quatro anos, podendo ser revogado a qualquer tempo, se não mantidos, no todo ou em parte, os requisitos exigidos para o credenciamento.