sexta-feira, 8 de julho de 2016

Padre Ademir Amaral, recém-chegado em Jaíba, vai priorizar a evangelização da comunidade, evitando festas com folias, badalações exageradas e bebidas alcóolicas

O baiano de Nazaré das Farinhas Ademir Lima Amaral é o novo padre da nova paróquia de Jaíba. A nova e recém-criada paróquia é instalada na Igreja Sagrada Família no bairro Bandeirantes, e atende também a igreja do bairro Veredas, além de várias comunidades da área rural.
O religioso conversou com a reportagem do Folha e expôs suas metas de trabalho, apontando o seu direcionamento básico e essencial na evangelização do povo jaibense, buscando uma maior aproximação com a vida cristã, mormente neste período que o município de Jaíba passa por grandes perturbações com incidente índice de criminalidade e outras atrocidades patrocinada por uma pequena parcela de desordeiros que precisam ter o carinho e o acolhimento da Igreja Católica no sentido de um efetivo progresso espiritual.
Padre Ademir assustou com certos costumes culturais envolvendo a nossa comunidade, onde existe uma mistura de religiosidade com animadas festas populares regadas a muita bebida alcóolica e outras práticas que não condizem com o real propósito que é a evangelização e a busca por uma sociedade mais justa, serena, pacificada, caridosa e amorosa.
O novo sacerdote teve sua formação e ordenação religiosa na cidade baiana de Ilhéus há oito anos, e em Minas, atuou primeiramente em Rio Pardo de Minas, onde também viu e presenciou práticas religiosas diferentes de Jaíba. Exemplificou que em Rio Pardo não existem festas extravagantes e nem venda de bebida alcóolica e por outro lado a oferta de dízimos durante as missas é bastante superior que Jaíba. Dando a entender que, quem consume muito nas festas não precisa efetuar o tradicional dízimo.
Jaíba possui duas paróquias envolvendo a Igreja Católica, mas ambas possuem total independência em sua gestão e ou forma de conduzir os trabalhos cristãos, apesar de manterem entre si a mesma comunhão religiosa.
Frisou também o Padre Ademir da sua grande responsabilidade de evangelização em relação a localização geográfica de sua paróquia, onde possui dois bairros já rotulados com iminente crescimento de violência. Não enxergando este estigma como questão dificultosa, mas sim como incentivo para intensificar os trabalhos envolvendo o nome de Deus e do perdão.
Expôs também que sua paróquia, em termos de estrutura inicia da fase zero, não possuindo nem mesmo residência própria para moradia e veículo para os trabalhos externos. Mas já possui projetos para urbanizar a praça da igreja, criando quiosques e amplo paisagismo.
Festas da nova Paróquia
A nova paróquia vai comandar, de forma diferenciada, talvez mais tímida, as festas de São Cristóvão que mudará do mês de junho, para o mês de julho. Também terá a festa da Sagrada Família que mudará de maio para dezembro. Conforme o padre estas mudanças no calendário é para coincidir com a data oficial comemorativa. No mês de maio acontecerá a festa do Divino Espírito Santo.
O cronograma das missas do Padre Ademir é distribuído assim: 5ª feira – 18:00 horas momento de adoração e 19:30 horas a Santa Missa. Domingo – 7:00 horas Santa Missa no bairro Veredas e 19:00 horas Santa Missa no bairro Bandeirantes.

O novo padre de Jaíba fez questão absoluta de enaltecer a sua disposição pela transparência na prestação das contas de sua paróquia, e pretende deixar visível e à disposição para quem quer que seja.