CONSTRUÇÃO do aterro na cabeceira da ponte
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Conforme os construtores da nova ponte e do
anel rodoviário em Jaíba, a obra será entregue ainda este ano nos meses de
novembro ou dezembro. Os serviços foram iniciados em 2013 e durante a transição
do novo governo de Minas, as obras foram paralisadas, retornando somente agora
neste mês de junho.
Alguns políticos representando o governo
estadual estiveram recentemente visitando a obra e dando autorização para a
retomada dos trabalhos que ficaram parados durante três anos. Sendo que grande
parte dos serviços já foram concluídos ainda no governo anterior.
Conforme visita no local, esta reportagem
pôde constatar que a construtora trabalha de forma acelerada para findar os
serviços o mais rápido possível. Para a devida conclusão e liberação do trecho
resta apenas fazer a laje da ponte, o guarda mão, o aterro com terra nas duas
extremidades, e o trevo ligando a rodovia do Projeto Jaíba – Manga. Toda a
pavimentação do anel rodoviário já está concluída.
A primeira ordem de serviço foi autorizada em
2013 pelo então vice-governador Alberto Pinto Coelho para conclusão deste anel
rodoviário que compreende um trecho de 5,68 quilômetros do Contorno de Jaíba,
na rodovia MG-401, e construção de ponte sobre o Rio Verde Grande, obras
incluídas no projeto denominado “Caminhos de Minas”. O investimento total na
fase inicial era de R$ 17 milhões.
Com esta intervenção, será reduzido o tráfego
pesado de veículos dentro da cidade, possibilitando a criação de eixos locais
de desenvolvimento econômico, integrando áreas residenciais, comerciais e
industriais, e proporcionando acesso mais seguro.
A construção do rodoanel e da nova ponte vai
facilitar o escoamento do que é produzido no Projeto Jaíba, além de retirar da
cidade o tráfego intenso. O programa Caminhos de Minas foi lançado na época,
como uma solução de trânsito para gerar desenvolvimento para a cidade e
qualidade de vida para a população.
A construção deste anel rodoviário tem como
meta refletir diretamente na economia e desenvolvimento do município, possibilitando
maior integração ao encurtar distâncias e diminuir custos de transporte, com
reflexo direto no desempenho da economia de uma forma ampla. A redução no tempo
de deslocamento de pessoas, bens e cargas é também fator determinante para a
melhoria da qualidade de vida dos moradores da região beneficiada.
O projeto Caminhos de Minas, lançado em 2010
pelo ex-governador Antônio Anastasia, teve como objetivo ampliar e melhorar a
infraestrutura logística dos municípios e regiões. Foi o maior programa rodoviário
da história de Minas Gerais, que envolveu obras em aproximadamente 7,8 mil Km
de rodovias, distribuídos por 242 trechos, beneficiando diretamente 306
municípios e 7,3 milhões de mineiros.
Novo
trecho pode acabar com os semáforos
É previsto que haja uma grande redução no
fluxo de veículos passando pela principal avenida na área urbana de Jaíba,
principalmente os veículos de carga e com isto pode ficar obsoleto o uso dos
sinais luminosos, que ao invés de ajudar pode atrapalhar o trânsito urbano. Com
certeza haverá estudo técnico para analisar a viabilidade de eliminar ou não os
semáforos.