sexta-feira, 8 de julho de 2016

Governo Estadual entrega nova ponte e anel rodoviário ainda este ano

CONSTRUÇÃO do aterro na cabeceira da ponte
Conforme os construtores da nova ponte e do anel rodoviário em Jaíba, a obra será entregue ainda este ano nos meses de novembro ou dezembro. Os serviços foram iniciados em 2013 e durante a transição do novo governo de Minas, as obras foram paralisadas, retornando somente agora neste mês de junho.
Alguns políticos representando o governo estadual estiveram recentemente visitando a obra e dando autorização para a retomada dos trabalhos que ficaram parados durante três anos. Sendo que grande parte dos serviços já foram concluídos ainda no governo anterior.
Conforme visita no local, esta reportagem pôde constatar que a construtora trabalha de forma acelerada para findar os serviços o mais rápido possível. Para a devida conclusão e liberação do trecho resta apenas fazer a laje da ponte, o guarda mão, o aterro com terra nas duas extremidades, e o trevo ligando a rodovia do Projeto Jaíba – Manga. Toda a pavimentação do anel rodoviário já está concluída.
A primeira ordem de serviço foi autorizada em 2013 pelo então vice-governador Alberto Pinto Coelho para conclusão deste anel rodoviário que compreende um trecho de 5,68 quilômetros do Contorno de Jaíba, na rodovia MG-401, e construção de ponte sobre o Rio Verde Grande, obras incluídas no projeto denominado “Caminhos de Minas”. O investimento total na fase inicial era de R$ 17 milhões.
Com esta intervenção, será reduzido o tráfego pesado de veículos dentro da cidade, possibilitando a criação de eixos locais de desenvolvimento econômico, integrando áreas residenciais, comerciais e industriais, e proporcionando acesso mais seguro.
A construção do rodoanel e da nova ponte vai facilitar o escoamento do que é produzido no Projeto Jaíba, além de retirar da cidade o tráfego intenso. O programa Caminhos de Minas foi lançado na época, como uma solução de trânsito para gerar desenvolvimento para a cidade e qualidade de vida para a população.
A construção deste anel rodoviário tem como meta refletir diretamente na economia e desenvolvimento do município, possibilitando maior integração ao encurtar distâncias e diminuir custos de transporte, com reflexo direto no desempenho da economia de uma forma ampla. A redução no tempo de deslocamento de pessoas, bens e cargas é também fator determinante para a melhoria da qualidade de vida dos moradores da região beneficiada.
O projeto Caminhos de Minas, lançado em 2010 pelo ex-governador Antônio Anastasia, teve como objetivo ampliar e melhorar a infraestrutura logística dos municípios e regiões. Foi o maior programa rodoviário da história de Minas Gerais, que envolveu obras em aproximadamente 7,8 mil Km de rodovias, distribuídos por 242 trechos, beneficiando diretamente 306 municípios e 7,3 milhões de mineiros.
Novo trecho pode acabar com os semáforos

É previsto que haja uma grande redução no fluxo de veículos passando pela principal avenida na área urbana de Jaíba, principalmente os veículos de carga e com isto pode ficar obsoleto o uso dos sinais luminosos, que ao invés de ajudar pode atrapalhar o trânsito urbano. Com certeza haverá estudo técnico para analisar a viabilidade de eliminar ou não os semáforos.