sexta-feira, 8 de julho de 2016

Novo equipamento é lançado para matar muda de banana

Pela internet já pode ser comprado ao custo de R$600,00 um recém-lançado equipamento para matar mudas de bananeira. É conhecido tecnicamente como desperfilhador e foi desenvolvido pela Embrapa para desperfilhar bananeiras. O desperfilhador por roto-compressão já pode ser encontrado no mercado brasileiro, com o nome de Nova Lurdinha. A denominação de Nova Lurdinha é uma referência à antiga ferramenta usada para realizar a desbrota, conhecida em todo o Brasil como Lurdinha.
O novo desperfilhador, no entanto, é mais ergonômico e eficiente do que a Lurdinha, apresentando eficiência 20,35% maior na eliminação total dos perfilhos. Com o desperfilhador por roto-compressão, apenas 0,73% de uma mostra de mil perfilhos voltaram a brotar. O percentual de rebrota com a Lurdinha chegou aos 22,52%.
Nos testes, para eliminar mil perfilhos com a "Lurdinha" foram necessárias 4h44min. Com o novo equipamento a economia de tempo foi de quase uma hora e ficou em 3h45min. A "Lurdinha" também possui outras desvantagens, como necessidade de maior esforço do operador.
O desperfilhador por roto-compressão funciona apenas com a força do operador, não sendo necessária qualquer energia complementar. Para começar o trabalho, o operador deve segurar o guiador do equipamento com as duas mãos e colocar a extremidade inferior no perfilho já cortado, onde fica a gema apical. Esta extremidade inferior do desperfilhador é formada por uma broca, semelhante a uma pua com rosca sem fim. Com a aplicação da força do operador para baixo, uma mola do desperfilhador é comprimida, fazendo a broca girar e penetrar o perfilho, destruindo sua gema apical, acontecendo o dilaceramento dos tecidos da gema apical.

A bananeira produz grande número de perfilhos (brotos), o que resulta em quantidade elevada de plantas em cada touceira. A competição entre elas reduz a produção do bananal e a qualidade dos frutos. Para que a produção seja mantida da forma ideal, é fundamental realizar o desperfilhamento.