sexta-feira, 17 de junho de 2016

Papa Francisco quer mulheres fazendo batizado e casamento

O Papa Francisco anunciou mais uma de suas medidas inéditas e inovadoras para a moralização da tradicional Igreja Católica. No Vaticano, sua intenção é criar uma comissão que estude a possibilidade de que as mulheres possam ser diaconisas. “É uma possibilidade real nos dias de hoje”, respondeu o Pontífice a uma religiosa, durante audiência da União Internacional das Superiores Gerais.
Esta possibilidade já tinha surgido durante o Sínodo dos Bispos de outubro de 2015, quando o arcebispo canadense Paul-André Durocher, durante seu discurso, propôs aos demais bispos a possibilidade de estudar que também as mulheres pudessem ser ordenadas como diaconisas.

O diaconato é o grau de consagração anterior ao do sacerdócio, podendo administrar alguns sacramentos, como batismo e casamento, que atualmente é atribuição somente dos homens. O Papa Francisco explicou que comentou com um “sábio professor” o tema das “diaconisas nos primeiros séculos da Igreja, mas não se sabia realmente que papel desenvolvia e, sobretudo se tinham sido ordenadas ou não”.