quarta-feira, 16 de março de 2016

Centro Cultural de Jaíba tem evento de cultura pela primeira vez

Mais conhecido como Centro Cultural, o Centro de Eventos desta cidade inaugurado há cerca de seis anos teve pela primeira vez a mostra de um evento envolvendo a cultura tradicional de nossa região que é a música caipira, sem a interferência de instrumentos eletrônicos.
Através da união de vários jaibenses inseridos no meio artístico da música “raízes” envolvendo principalmente a viola nasceu a ideia da criação do Instituto Cultural Prosa e Viola de Jaíba que vai abrigar todos os apaixonados por esta versatilidade musical trazendo as famílias do município para uma rara opção de lazer nesta cidade que é tão carente deste segmento.
Os organizadores deste primeiro evento tem a intenção de fincar esta realização no calendário cultural do município, e que o evento entre para a posteridade abrigando futuros moradores desta terra.
A participação da comunidade aconteceu de forma tímida com pouco mais de 60 pessoas prestigiando o evento o que não causou nenhum desânimo para os artistas apresentadores que reconhecem que houve pouca divulgação e com o passar do tempo a população irá criando gosto e costume para as apresentações que contam com cantores e contadores de causos.
Gilmar Nogueira, um dos cantores enfatizou o grande sofrimento que a comunidade local vem sofrendo com o alto índice de violência e outros tormentos, e vê na música um ambiente mais agradável e ameno como entretenimento e lazer proporcionado de forma gratuita para todo o município.
O evento musical com artistas da terra acontecerá todos os domingos a partir das 10 horas e brevemente será transmitido por uma emissora de rádio local. O evento segundo os organizadores está em fase inicial e ainda requer muitas adequações que acontecerão com as próximas apresentações. Ainda em fase de andamento o cadastramento de todos os violeiros, cantadores e contadores para um maior aprimoramento.

O início dos trabalhos de criação e apresentação do Instituto Cultural Prosa e Viola de Jaíba conta com a participação efetiva nomes como Brás da Viola, Gilmar Nogueira, Nenem Caminhoneiro, Izaurino do Açougue, João Maria e outros entusiastas da cultura musical.