quarta-feira, 16 de março de 2016

Audiência Pública sobre insegurança começa surgir efeitos positivos em Jaíba

Uma recente Audiência Pública promovida pela Câmara de Vereadores e Ministério Público começa surgir resultados benéficos para a população de bem. Talvez o que faltava era mais entendimento e harmonia entre os poderes constituídos por Polícia Militar, Polícia Civil e Poder Judiciário. Representantes destas três esferas, juntamente com a classe política e vários segmentos do município tiveram a oportunidade de sentarem e discutirem a dura realidade vivida pela comunidade ordeira com inúmeros assaltos, furtos e um crescente número de homicídios.
Com a intervenção do vereador José Geraldo aconteceu também a apresentação de um modelo de Guarda Civil Municipal vindo da cidade mineira de Mariana. É um anseio de parte da classe política local a efetiva instalação desta modalidade de segurança em Jaíba para ajudar no suporte à polícia e também atuar na defesa do patrimônio público municipal. Para este serviço o município já conta com recursos aprovados e inseridos no orçamento deste ano de 2016.
Representando o Ministério Público de Manga, o promotor Leandro Barbosa salientou que violência não se combate com outra violência e argumentou que o maior problema em Jaíba é com a Polícia Civil que precisa de melhorias urgentes, enfatizando que um delegado não é suficiente para um município desta dimensão e com as estatísticas de criminalidade, sendo que tendo um delegado, e este ainda tem que fazer plantão em outra cidade. Aproveitando um grande número de jovens estudantes presentes nesta audiência, o promotor aproveitou a oportunidade para falar da importância de saber votar nesta próxima eleição municipal, escolhendo aquele candidato que é melhor para o município, e não o melhor para si próprio.
Representando o comando da Polícia Civil na região Norte Mineira, o delegado Raimundo Nonato expôs que o Estado não fez a projeção de segurança pública com o advento da grandeza do Projeto Jaíba e prometeu que de imediato faria gestão no sentido de maior união e integração entre as polícias civil e militar de Jaíba. Expôs também o delegado que para funcionar o serviço de identificação (carteira de identidade) basta a disponibilização pela prefeitura de dois servidores a serem treinados pela Policia Civil na capital mineira.

Comandante da Polícia “alfineta” ex-prefeito de Jaíba
O comandante da Polícia Militar, Coronel Cézar Ricardo, além de prometer seu empenho pessoal para propiciar um melhor policiamento em Jaíba fez menção à população para melhor escolher seus representantes políticos e como exemplo citou o exemplo de um ex-prefeito que teve seu mandato cassado em 2013 que esteve em seu gabinete em Montes Claros e ao invés de reivindicar melhorias para a segurança, fez pedido pessoal no sentido de transferir o comandante da PM local, sob o argumento que este era seu inimigo e não comungava com seus caprichos políticos.

Conforme o comandante da PM, o ex-prefeito não teve seu pedido atendido, e este, começou a retaliar com vingança a Polícia Militar cortando verbas de convênio que o município sempre mantém com a instituição.