As operadoras de telefonia móvel,
pressionadas pelo órgão fiscalizador do Governo, resolveu facilitar a vida de
quem tem seu aparelho extraviado, perdido ou furtado. Está mais fácil para o
consumidor bloquear celulares. A decisão da Agência Nacional de
Telecomunicações (Anatel) passou a valer desde este mês de março.
O usuário precisa apenas informar o número da
linha para a operadora. Antes, era necessário repassar os 15 números que
compõem o identificador chamado “Imei” – espécie de chassi dos aparelhos, que
pode ser visualizado ao se digitar *#06#. Ele também pode ser localizado na
parte traseira do aparelho, em geral perto da bateria, caso o celular esteja
descarregado.
Outra novidade é a possibilidade de o usuário
dar início ao processo de bloqueio do aparelho na delegacia de polícia, na hora
do registro da ocorrência. Hoje, as polícias civis de alguns Estados (menos
Minas) já têm acesso ao sistema que permite o bloqueio. Os demais ainda
precisam ter acesso ao sistema através da Anatel. No caso de aparelhos com dois
chips, o ideal é informar o número das linhas às duas operadoras.
Nos casos em que a pessoa perdeu e depois
encontrou o celular, será possível desbloqueá-lo junto à operadora. Já os
roubados que tenham sido localizados pela polícia poderão ser devolvidos ao
proprietário. Basta o policial consultar a lista, caso tenham sido bloqueados.