quarta-feira, 16 de março de 2016

Bloqueio de celulares furtados fica mais fácil

As operadoras de telefonia móvel, pressionadas pelo órgão fiscalizador do Governo, resolveu facilitar a vida de quem tem seu aparelho extraviado, perdido ou furtado. Está mais fácil para o consumidor bloquear celulares. A decisão da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) passou a valer desde este mês de março.
O usuário precisa apenas informar o número da linha para a operadora. Antes, era necessário repassar os 15 números que compõem o identificador chamado “Imei” – espécie de chassi dos aparelhos, que pode ser visualizado ao se digitar *#06#. Ele também pode ser localizado na parte traseira do aparelho, em geral perto da bateria, caso o celular esteja descarregado.
Outra novidade é a possibilidade de o usuário dar início ao processo de bloqueio do aparelho na delegacia de polícia, na hora do registro da ocorrência. Hoje, as polícias civis de alguns Estados (menos Minas) já têm acesso ao sistema que permite o bloqueio. Os demais ainda precisam ter acesso ao sistema através da Anatel. No caso de aparelhos com dois chips, o ideal é informar o número das linhas às duas operadoras.

Nos casos em que a pessoa perdeu e depois encontrou o celular, será possível desbloqueá-lo junto à operadora. Já os roubados que tenham sido localizados pela polícia poderão ser devolvidos ao proprietário. Basta o policial consultar a lista, caso tenham sido bloqueados.