terça-feira, 5 de janeiro de 2016

Jovem agricultor jaibense realiza sonho de escrever um livro

                                                         JOVEM como escritor


Aos poucos o sofrido município de Jaíba vem se despontando no segmento literário, com algumas obras já publicadas por escritores desta terra.
Entre o trabalho na lavoura e os estudos, Diego Clemente, um jovem filho de agricultores familiares do Projeto Jaíba realizou um desejo nada fácil: escrever um livro. Com o tema “Mistério do Pai Virgem”, fala sobre um adolescente que quer conhecer o pai. Sem experiência, Diego buscou ajuda para publicar a história. E ele não precisou ir muito longe. O apoio veio da Emater local, que presta assistência técnica na propriedade da família. O lançamento aconteceu em Belo Horizonte no mês passado, (dezembro).
O jovem escritor de apenas 20 anos leva uma vida simples. Seus pais são separados. Ele mora com a mãe e mais dois irmãos. A família se dedica à produção, principalmente, de feijão, limão e melancia. E foi durante o trabalho na lavoura que surgiu a história do livro.
“Meu irmão e eu tramávamos um título para um livro, que deveria ser o mais curioso e interrogativo possível. Horas discutindo e achamos que seria legal: O Mistério do Pai Virgem. E estava lançado o meu desafio. Meu irmão, Paulo, aguardou ansiosamente o resultado daquela ideia”, diz Diego.
O “Mistério do Pai Virgem” é a história de Juan, filho único e que mora com a mãe. Ele não conhecia seu pai. Quando sua mãe é presa, Juan é adotado pelos tios. Com o tempo, o desejo de encontrar seu pai cresceu cada vez mais. A partir daí Juan decide partir secretamente numa busca para descobrir o paradeiro de seu pai. “Eu quis demonstrar a importância da família e das pessoas próximas, que nos acolhem e nos dão amor”, diz.
Depois de o livro pronto, faltava publicar. Diego não sabia exatamente como fazer isso. Entre uma conversa com um e outro, ele mostrou a sua história para as extensionistas da Emater. Elas gostaram da ideia desde o início e prometeram ajudar.
Foram as extensionistas da Emater-MG que levaram Diego até a Editora Unimontes, em Montes Claros. O jovem autor apresentou o seu projeto e a editora decidiu publicá-lo. O livro foi editado com recursos da própria família, que chegou a fazer um financiamento pelo Programa de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). 
JOVEM como produtor