terça-feira, 5 de janeiro de 2016

Agencia Nacional das Águas autoriza a Copasa a retirar água do rio Verde Grande para abastecer população de Montes Claros

O que estava ruim poderá ficar pior. A grande salvação de parte dos pequenos produtores de Jaíba é o rio Verde Grande que vem passando por sérias dificuldades nos últimos anos com sua constante queda de vazão e recentemente veio mais uma triste notícia que foi o comunicado do gerente do Distrito Regional da Copasa de Montes Claros informando que esta companhia irá captar águas do rio Verde Grande para abastecer a população da cidade de Montes Claros.
Como a barragem de Juramento que abastece a capital do Norte de Minas está com seu nível bem abaixo do esperado (17% do seu volume normal), a Copasa vem lançando planos de racionamento e contingência de forma emergencial. Caso as chuvas não normalizem é previsível que as águas da barragem de Juramento sejam suficientes somente até o mês de abril deste ano.

Conforme informação da Copasa, a Agencia Nacional das Águas – ANA autorizou através de outorga sazonal (por certo período) a retirada de 500 litros de água por segundo para abastecer a cidade de Montes Claros. Este volume é equivalente a 18 postos artesianos de 100 mil litros por hora. Volume de água suficiente para irrigar cerca de 800 hectares de banana.