sábado, 25 de janeiro de 2014

Fotos de acidentes em rótulos de bebidas alcoólicas para diminuir consumo



Com o cigarro, esta campanha deu certo e o consumo diminuiu em demasia, mas com a bebida alcoólica pode ser uma situação bastante diferenciada. Na capital do estado do Goiás (Goiânia) uma vereadora lançou uma lei municipal que já está em vigor desde o início deste mês determina que os rótulos de bebidas alcoólicas fabricadas ou comercializadas no município estampem imagens de acidentes de trânsito envolvendo motoristas embriagados, assim como ocorre nas embalagens de tabaco. A ideia é conscientizar os consumidores sobre os riscos de misturar bebida álcool e direção.
Indústrias e comerciantes de bebidas alcoólicas avaliam como vão se adaptar à lei, que obriga, além das fotos, a impressão da frase “Se beber, não dirija” e a indicação de dados estatísticos sobre mortes e lesões graves sofridas no trânsito.
Serão 90 dias para se adequar à norma, prazo que começou no último dia 2, quando a lei foi sancionada. Caso contrário pagará multa de R$ 3 mil, que pode ser dobrada em caso de reincidência.
A lei é válida tanto para os produtos fabricados em Goiânia quanto para os comercializados na capital, mas não especifica os padrões para a exibição das imagens nos rótulos. O texto também não define a cargo de quem ficou a escolha dessas imagens, nem qual é o órgão responsável pela fiscalização.
Mas, segundo a autora do projeto, a vereadora Cida Garcêz a responsabilidade sobre escolha e padrões de imagens é da prefeitura e da Secretaria Municipal de Trânsito (SMT). Já a fiscalização cabe à  Secretaria Municipal de Saúde.