sábado, 25 de janeiro de 2014

A presidente Dilma tenta conquistar prefeitos com máquinas e caminhões

CAMINHÃO pipa chegou este mês em Jaíba


No último dia 20 deste mês o município de Jaíba foi agraciado com um caminhão pipa (foto). No mês passado este município recebeu motoniveladora (patrol), trator e caminhão caçamba. Este movimento faz parte da política da atual presidente Dilma Roussef visando a sua reeleição, dentro do programa denominado Programa de Aceleração do Crescimento PAC.
A entrega deste caminhão pipa aconteceu na cidade de Montes Claros, e o mais curioso, é que este programa do governo federal é ligado ao Ministério do Desenvolvimento Agrário, e quem fez a entrega do maquinário foi o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, pelo simples fato deste ministro ser o pré-candidato de Dilma ao governo de Minas Gerais.
O ministro Fernando Pimentel comandou a cerimônia de entrega de 67 caminhões-pipa a prefeitos de municípios do Norte e Nordeste de Minas. A distribuição dos caminhões é destinada ao combate aos efeitos da seca no semiárido. Outros 26 caminhões haviam sido entregues em dezembro a cidades do norte de Minas Gerais. “Nos dois últimos anos choveu menos na região do que o normal e enfrentamos uma forte seca e precisamos garantir que a água chegue à população que não conta com o abastecimento normal”, disse Pimentel.
Em comunicado, o Ministério do Desenvolvimento Agrário MDA diz que a ação é parte do reforço para estruturar a distribuição de água no meio rural e a entrega dos caminhões-pipa à prefeitada mineira faz parte da segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), do Governo Federal. O MDA investiu cerca de R$ 16 milhões na ação.
O delegado federal do MDA no estado, Alcides Guedes Filho, explica que todos os municípios beneficiados foram fortemente afetados pela estiagem dos últimos anos. “A distribuição dos caminhões-pipa vai atender uma população rural superior a 330 mil pessoas, todas situadas em municípios que tiveram situação de emergência decretada por causa da seca. Esses veículos vão trabalhar em parceria com os outros equipamentos já entregues às prefeituras, como retroescavadeiras e motoniveladoras”, completa.
Ainda Segundo o MDS, Minas Gerais vai receber mais 575 motoniveladoras, 595 caminhões-caçamba, 24 caminhões-pipa e 112 pás carregadeiras. Todas as retroescavadeiras previstas para o estado já foram doadas. Ao fim do programa, Minas Gerais terá recebido 2.644 equipamentos. No caso dos caminhões-pipa, a entrega chega com certo atraso e faz parte da reação federal à seca que afetou a economia de municípios do semiárido ao longo desde 2012.