terça-feira, 19 de setembro de 2017

Safra 2017 tem cebola que não faz chorar

As lágrimas de quem corta cebola para cozinhar estão com os dias contados. A safra 2017, que está chegando aos mercados, tem uma novidade: uma variedade "que não faz chorar". Isso porque pesquisadores da multinacional alemã Bayer, após mais de 20 anos, conseguiram reduzir a quantidade de enxofre que é liberado quando a cebola é cortada e, em contato com os olhos, causa irritação e choro.
O processo de criação da nova variedade, chamada Dulciana, começou com a avaliação das diversas variedades de cebola disponíveis no mercado. Depois, as que tinham características desejadas - como mais açúcares, menos acidez e menos enxofre - foram selecionadas e, então, foi feito o cruzamento entre elas, para fazer o melhoramento genético.
Os agricultores que plantaram a nova variedade queriam ter em mãos um produto diferenciado.
O coordenador da Câmara Setorial de Cebola da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Santa Catarina, Daniel Schmitt, diz que cebolas menos ácidas têm espaço nos Estados Unidos. Lá,

nos anos 1980, o consumo do alimento caía entre jovens e crianças. Então, pesquisadores selecionaram variedades mais suaves, que tiveram boa aceitação e alavancaram o consumo.