terça-feira, 19 de setembro de 2017

Desfile da independência resgatou cultura que estava em decadência


Mais de duas mil pessoas foram envolvidas no último desfile da independência que aconteceu no último dia 06 de setembro na área central de Jaíba. Os organizadores tiveram a grande missão de resgatar um valor cultural que estava morrendo dentro do município e na comunidade escolar. Conforme vários comentários dos participantes do evento, a comemoração dos últimos anos vinha acontecendo de forma tímida.

A principal diferença deste ano, é que, além da classe estudantil, também participou do desfile grande parte da sociedade organizada como grupo de jovens, grupo da melhor idade, Apae, Ordem Demolay e outros.
A Secretaria Municipal de Educação ficou no comando do desfile, que montou de forma antecipada um minucioso projeto envolvendo todos os participantes, trazendo inclusive fanfarras de outro município, diante da carência local.
Os participantes
Escolas Estaduais: Zoé Machado, Timotéo Lisboa Guerra, Jose Santos da Paixao, Venceslau Bras, Guimarães Rosa, Augusto Martins, Pequenos Irrigantes, Núcleó Habitacional I, Dr. Carlos Antõnio Veloso Costa, Povoado Frente Três, Clara Menezes Dias.
Escolas Municipais: Marechal Floriano, Roque Cardoso dos Santos, Dom Bosco, Nova Esperança, Área C3, Área C3_Anexo 1, Profª. Rosangela da Silva Campos, Izidorio Alves, Cmei Michelle Beatriz, Cmei São Pedro.
Também participaram: Jovens/Mac, Unopar, Apae, Projeto Vida, Melhor Idade, Ordem Demolay.
“O desfile cívico deste ano teve como tema gerador: “Resgatando Valores esquecidos e defendendo o amor à Pátria” e Lema “É através da Educação e de Valores que construiremos uma Jaíba melhor”. A escolha deve-se a necessidade de resgatar os valores que norteiam toda a convivência humana, na busca de construir uma sociedade igualitária, alicerçadas em virtudes que possam crescer e ser vivenciada de geração em geração, tendo um olhar especial a nossa pátria que requer de nós jaibenses a prática do amor e respeito entre todos e com todos”. Conforme consta no projeto do desfile que contou com 26 Pelotões com variados temas e frases de efeito. Teve seis pontos de apresentação das balizas dentro do percurso do desfile.