terça-feira, 19 de setembro de 2017

Governo Federal bloqueia mais de 6 mil contas do programa Bolsa Família sob suspeita em Jaíba

Bolsistas que estão na legalidade atualizam cadastro, desbloqueia e voltam a receber normalmente
O Governo Federal vem fazendo uma devassa nos municípios brasileiros, inclusive com a participação da Polícia Federal para atuar no recebimento ilegal do programa que é destinado aos mais carentes. O cancelamento ou bloqueio do benefício sob suspeita é feito de forma automática no comando em Brasília DF e não depende da administração municipal.
Este ano de 2017 no município de Jaíba já foram realizados dois bloqueios de participantes do Bolsa Família, sendo 2.337 no mês de março e 3.789 no mês de junho. O mais curioso é que muitos que tiveram o benefício cortado nem sequer procurou a Secretaria Municipal de Assistência Social para efetuar a atualização cadastral para ter o benefício restabelecido. Quem atualiza o cadastro, recebe inclusive o valor retroativo pelo tempo bloqueado.
Dos 2.337 bloqueios realizados no mês de março deste ano, 700 foram extintos definitivamente, por estarem totalmente irregulares. A pessoa que teve o benefício bloqueado poderá procurar o Centro de Referencia de Assistência Social CRAS em Jaíba, na mesma Avenida da Prefeitura. Muitos cadastros que já foram atualizados ainda estão passando por fase de averiguação.
Existe a suspeita de fraudes na participação do Programa, pois o mesmo para ser aprovado necessita passar pelo Cadastro Único onde faz um cruzamento de dados do participante, que não pode ter veículo em seu nome, não pode ter empresa, não pode trabalhar contratado ou efetivo com renda superior a 170 reais/mês por pessoa no domicílio, além da visita domiciliar do agente municipal da Assistência Social. O beneficiário pode ser solteiro desde que não ultrapasse a renda mínima per capita de 170 reais, se casado, cruza dados do cônjuge. Além de manter a frequência escolar dos filhos e a caderneta de vacinação devidamente atualizada.

O setor de cadastros do Bolsa Família informa que, com a retirada dos bolsistas ilegais sobram muitas vagas para pessoas que realmente necessitam do benefício e que as portas estão abertas para novos cadastramentos de pessoas que realmente atendem os requisitos básicos e se enquadram no perfil.