quinta-feira, 18 de maio de 2017

Banco Central quer negociar dívida de produtores atingidos pela seca

Uma nova resolução do Banco Central publicada no último dia 27 de abril autoriza os produtores rurais da área de atuação da Sudene em Minas Gerais a renegociarem operações de crédito rural de custeio e de investimento, caso tenham sofrido prejuízos em decorrência de seca ou estiagem.
De acordo com o texto da resolução, as instituições financeiras estão autorizadas a renegociar as dívidas vencidas a partir do dia 1º de janeiro de 2016 e aquelas que vençam até o dia 29 de dezembro de 2017, inclusive as operações de crédito prorrogadas por autorização do Conselho Monetário Nacional, contratadas por produtores rurais e por suas cooperativas de produção agropecuária. A renegociação vale para os produtores que atuem em municípios onde tenha sido decretada situação de emergência ou estado de calamidade pública, com reconhecimento pelo Ministério da Integração Nacional.
Os produtores devem procurar o banco onde possuem dívidas e fazer a negociação com base no valor real da dívida, sem que sejam computadas multas ou quaisquer outros encargos por inadimplemento ou honorários advocatícios, como garante a resolução.
O pagamento poderá ser feito em até cinco anos, de acordo com o período de obtenção de renda, no caso de créditos de custeio. Para as operações de investimento e de custeio prorrogadas, o prazo é de um ano, após o vencimento final do contrato, para cada parcela prorrogada.

O pedido de renegociação deve ser efetuado até o dia 30 de setembro de 2017 tendo a necessidade de apresentação de laudo técnico de comprovação das perdas, sendo admitido laudo coletivo.