quinta-feira, 18 de maio de 2017

Banana de Jaíba tem custo de 27 mil/ha. e produtividade de 25 ton./ha.

Técnicos definiram o custo de produção da banana na região norte mineira em R$ 27 mil por hectare. O estudo foi realizado em Jaíba e apontou que a produtividade é de 25 toneladas/ha. Os cálculos foram feitos com base em uma propriedade de 50 hectares, tamanho mais comum na região. Em Jaíba, os dados foram compilados pelo Centro de Inteligência em Mercados da Universidade Federal de Lavas.
“Os resultados servem para balizar o preço do mercado, ajudar o produtor de banana a ter mais competitividade e ainda geram subsídios para avaliação do desempenho da propriedade”, diz o analista de agronegócios da FAEMG. Segundo ele, quem não tem os custos de produção fica sem parâmetros para saber se o negócio é ou não rentável. Os dados servirão de referência para os produtores de banana de todos os municípios do Projeto Jaíba.
A Abanorte apresentou no mês passado (abril) um software para mapeamento de mercado para avaliar a participação do Norte de Minas nos CEASAS do Rio de Janeiro e Minas Gerais. A nova ferramenta tecnológica mostrou as regiões e municípios fornecedores de banana de cada estado, volume de cargas que foram comercializadas no período entre 2011 e 2016, por variedade, ressaltando a importância da região Norte de Minas nestes mercados mapeados ao longo dos últimos 6 anos.
Na análise apresentada os produtores perceberam a forte atuação do Estado do Espírito Santo em períodos onde há menor oferta do Norte de Minas e preços elevados, bem como confirmaram o Estado de São Paulo como um dos maiores fornecedores de banana nanica para o Rio de Janeiro e Minas Gerais.

Através desta tecnologia de mapeamento foi possível demonstrar a distância das cidades que comercializam banana para os CEASAS e quais os municípios fornecedores que estão em vantagem competitiva em relação a outras regiões no que diz respeito à logística.