sábado, 17 de setembro de 2016

Aumentou a população de Jaíba e diminuiu os eleitores – a causa pode ser reflexo do último junta junta e acordão de políticos inimigos que viraram amigos

Um fato nada comum aconteceu em Jaíba entre as eleições de 2012 e 2016. Sabe-se pelas estatísticas que o município jaibense é o que mais cresce em função do Projeto de Irrigação que está sempre trazendo novas famílias para aqui residirem. De maneira bastante estranha a população cresceu e o número de eleitores diminuiu.
Podemos observar no gráfico ao lado que após as eleições de 2012 (eleição da bagunça) teve uma redução de 318 eleitores para a próxima em 2014. Pesquisamos os dados desde o ano de 2004 enfatizando a forma bianual quando acontecem as eleições municipais e estaduais/federais.
A diminuição do eleitorado pode está ligada ao descrédito do eleitor que preferiu transferir o título para outra cidade diante da bagunça generalizada da última eleição para prefeito e sua grave consequência para a população.
Além de pessoas que moram em outras cidades e preferiram transferir o domicílio eleitoral para sua cidade de morada, têm aqueles jovens que não fizeram o cadastramento pela desconfiança nos políticos desta cidade diante dos tormentos vividos com aquele fatídico junta junta que deixou apenas amarguras na lembrança das pessoas de bem.

Lembrando que a Câmara Municipal viabilizou este ano por três vezes a vinda do Cartório Eleitoral de Manga até Jaíba e Projeto Jaíba, proporcionando cerca de 1 mil novas inscrições eleitorais. Se não fosse tomada esta medida, a situação seria bem pior.