sábado, 17 de setembro de 2016

Dinheiro dos professores municipais de Jaíba está sobrando na prefeitura – MILHÕES

O Governo Federal repassou aos cofres da prefeitura de Jaíba no mês passado (agosto) e está devidamente depositado numa conta do Banco do Brasil agencia desta cidade R$ 5.,809.318,41 (quase seis milhões de reais) que deve ser gasto no setor de educação e 60% deste montante deve ser aplicado na remuneração salarial dos servidores da educação. 60% deste valor se distribuído para cerca de 500 servidores lotados no setor de educação pode chegar ao valor de sete mil reais para cada funcionário, o que é uma boa renda em tempo de crise.
O Fundeb é um fundo que fornece recursos para todas as etapas da Educação Básica – desde creches, Pré-escola, Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio até a Educação de Jovens e Adultos.
Além dos profissionais do magistério (professores) que são beneficiados com estes recursos, a Lei do Fundeb refere-se a trabalhadores da educação, aí incluídos auxiliar de serviços gerais, auxiliar de administração, secretário da escola, bibliotecário, nutricionista, vigilante, merendeira, porteiro, etc., lotados e em exercício nas escolas ou órgão/unidade administrativa da educação básica pública.
Os critérios para concessão dos eventuais pagamentos de abonos devem ser definidos no âmbito da administração local, que deve estabelecer o valor, a forma de pagamento e demais parâmetros que ofereçam, de forma clara e objetiva, os critérios a serem observados, os quais deverão constar de instrumento legal que prevejam as regras de concessão, garantindo a transparência e a legalidade do procedimento.
É importante destacar que, caso o total do pagamento da remuneração mensal normal dos profissionais da educação básica atinja ou ultrapasse o percentual mínimo de 60% dos recursos do Fundeb recebidos durante o ano, não haverá obrigatoriedade de pagamento do abono, que ocorre normalmente para complementar o valor que estiver faltando para alcançar esse percentual mínimo de 60% do Fundeb.
Sua adoção, pelo Município, será decorrente de decisões políticoadministrativas inerentes ao processo de gestão desses entes governamentais, que os adotarão, ou não, com fundamento na legislação local.
Lembrando que os profissionais da educação municipal de Jaíba já receberam este abono, quando o secretário de educação era Marlon Jardim no pleito 2009-2012. Veja mais repasses para a prefeitura neste blog.