sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Produtor rural jaibense é premiado pela Emater pelo seu invento

DENIVAN Alves mostra sua invenção


A Emater lança anualmente o prêmio de criatividade rural, onde premia os produtores rurais pela sua criatividade em lançar inventos caseiros como forma de melhor adaptação de ferramentas no meio rural.
A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), terminou de avaliar os 46 projetos inscritos no “6º Prêmio Emater-MG de Criatividade Rural/2013”. Dos 46 participantes, a comissão julgadora escolheu cinco, entre eles um morador de Jaíba.  A disputa foi acirrada, conforme mostram as pontuações dos projetos.
Denivan Alves de Souza, mais conhecido como Veio de Andreza, morador do bairro Veredas, foi classificado, com 645 pontos. Ele concorreu com a “Esticadeira Convencional de Arame Liso”, uma engenhoca inventada e fabricada por ele mesmo, usando um pé de vela de bicicleta e substitui com grande perfeição a esticadeira industrializada que é uma ferramenta de um custo bem maior.  “Fico feliz em saber que a ideia poderá ajudar outras pessoas. O reconhecimento me anima a buscar novas ideias e, posteriormente lançar um projeto ainda melhor”, declara o produtor jaibense.
A premiação será realizada no mês de dezembro em Belo Horizonte, durante as comemorações dos 65 anos da Emater-MG. O vencedor Denivan Alves receberá um forno elétrico, um fogão de quatro bocas e um kit ferramentas.
O Prêmio Emater-MG de Criatividade Rural tem cumprido o objetivo de estimular, identificar e divulgar inovações tecnológicas, gerando impacto positivo. Um bom exemplo é o agricultor familiar João Vildeu Freire, da comunidade de Pedra Vista, município de Coronel Murta, região Norte do Estado.
O produtor é vencedor da 2º Prêmio Emater-MG de criatividade Rural, realizado em 2007. Sua invenção é um torno multiúso a pedal, que além de possibilitar a fabricação de diversos materiais, facilitando a vida no campo, deu-lhe o reconhecimento em toda Minas Gerais.
Na entrega da premiação, o agricultor declarou que não poderia usufruir do projeto, já que sua comunidade não tinha energia. No entanto, seis meses depois, a comunidade foi beneficiada com energia elétrica, mudando as perspectivas do inventor.
Segundo ele, o “Criatividade Rural” tem lhe aberto muitas portas, além da premiação ele tem recebido doações de equipamentos de marcenaria de uma moradora de Belo Horizonte que assistiu a reportagem, na ocasião da premiação.
O produtor rural se tornou um pequeno empreendedor, prestando serviços em toda a região. A satisfação com a Emater- MG é perceptível em toda a família. A filha do agricultor, espelhando-se no trabalho da Emater-MG, está cursando o técnico em Agropecuária, e sonha ser uma extensionista da empresa.
Além do produtor rural de Jaíba, que ficou em terceiro lugar, nesta edição as outras invenções contam de um “Semeador de Cenoura Manual de Fabricação Caseira”, uma “Plantadeira de Sementes de Hortaliças em Canteiros”, um “Arrancador de Estacas para Cultivo de Tomate” e uma  “Máquina para Processo de Secagem de Café em Terreiro”,
A premiação para o primeiro lugar é um refrigerador duas portas, uma roçadeira costal profissional e uma TV LED 40 polegadas. O segundo lugar receberá uma televisão LED 40 polegadas, um refrigerador de uma porta e uma lavadora de alta pressão.
O quarto lugar receberá um forno elétrico, uma câmera fotográfica e um fogão quatro bocas. Para o quinto classificado está reservada uma lavadora de roupas.
Os técnicos também serão premiados. O primeiro lugar receberá um notebook; um HD externo e uma câmera fotográfica. O segundo, um notebook e um HD externo. O terceiro, um tablet e um HD externo. O quatro lugar receberá um tablet e o quinto, um tablet smart.
O produtor jaibense, foi premiado através do escritório da Emater da cidade vizinha de Verdelandia, sendo que sua área de 54 hectares está localizada neste município.