domingo, 20 de janeiro de 2013

Primeira reunião da Câmara inicia com casa cheia




Na primeira sessão da Câmara de vereadores, a população jaibense, deu um voto de confiança aos novos legisladores e compareceu ao evento lotando o recinto, fato que há muito tempo não acontecia. O primeiro encontro serviu para definir trabalhos internos como nomeação de comissões, votar dois requerimentos, uma resolução, ouvir manifestantes inscritos na tribuna livre, e uma entrega de placa de honra ao cidadão Amílcar de Castro Machado em homenagem aos relevantes trabalhos a comunidade deste município.
Alguns vereadores manifestaram impasse com a forma de escolha dos nomes das comissões, mas em votação a maioria acolheu a proposta. O vereador José Geraldo apresentou requerimento para que seja instalada de imediato no município a guarda municipal para proteção do patrimônio público e ajudar na segurança. A criação deste serviço de segurança foi criada em forma de lei pela Câmara em 2005, mas não teve a devida instalação.
O vereador Osmano pediu a reforma da creche São Pedro no bairro Veredas e o vereador Elias requereu a complementação de asfalto nas ruas deste bairro. Valdemir reforçou o pedido de proibição do trânsito de veículos automotores na ponte menor de Jaiba, com a colocação de placas de trânsito proibido.
Uma resolução de autoria de Júnior Leonir foi aprovada no sentido de extinguir o cargo de assessor do presidente. A presidência da Câmara nomeou quatro comissões especiais para trabalhos internos, sendo nomeado os vereadores Eltin, Piu e Osmano para em 30 dias apurar causas e motivos da danificação do veículo da Câmara, e qual tipo de serviço esta caminhonete estava fazendo quando do acidente.
Os vereadores Fernandim, Farrique e Valdemir, também em 30 dias vão fazer o levantamento dos bens patrimônio da Câmara, pois existe bens em poder de ex funcionário e até mesmo de ex vereador. Os vereadores Zé Geraldo, Helena e Elias, num prazo de 90 dias vão propor com ajuda da assessoria jurídica reforma do Regimento Interno da Câmara. Enquanto os vereadores Osmano, Tela e Zé Geraldo, também assessorados pela equipe jurídica uma possível reformulação ou adequação da Lei Orgânica do Município.
No final da reunião, o vereador Têrla comentou sobre cédulas de dinheiro falso no comércio local. Piu Caminhoneiro destacou a importância de aumentar o horário de plantão dos médicos nos postos de saúde e hospital. Noelson comentou melhorias de qualidade de vida para comunidade de Serraria e projeto Jaiba. Osmano sugeriu repassar verba indenizatória de vereador no valor de 2 mil reais para projetos em favor dos idosos. Adonias comentou a importância da legalização de área da Ruralminas ocupada nos fundos da prefeitura.
Farrique quer instalar o Procon Municipal. Fernandim quer instalar uma CPI para investigar destinação dos recursos da prefeitura no último mês de dezembro, alegando que entrou cerca de 4 milhões de reais e nem lixo foi recolhido. Eltin comentou melhorias na saúde como a volta de funcionamento do bloco cirúrgico e contratação de enfermeiros residentes em Jaiba.