quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Projeto Semeando Vida em Jaíba é destaque para selo Unicef

CAPOEIRA e outros entretenimentos marcam a programação

 
(Ascom/PJ) - Este projeto surgiu da iniciativa da Assistência Social, que diante de diagnósticos verificou -se a necessidade das famílias do bairro Veredas, assim como outros bairros. Conforme seu estatuto social, esta instituição atende famílias carentes em situação de risco, o que condiz com a maioria que reside no município de Jaíba. Dessa necessidade nasceu o projeto “Semeando Vida em Jaíba” que através de atividades recreativas, oficinas e orientações, privilegiará o atendimento às pessoas carentes oferecendo-lhes a oportunidade de lazer, esporte, cultura e interação Social.
O projeto tem a parceria da Prefeitura Municipal junto a todas as Secretarias Municipais, Educação, Saúde, Transporte, Obras, Agricultura, Cultura, Esporte e Lazer.
Após diagnósticos realizados, a Senhora Euilca Maria Filha Coordenadora do CRAS - Centro de Referência de Assistência Social, que também é Articuladora do SELO UNICEF – Edição 2009-2012 reuniu com todos os Conselhos: CMAS- Conselho Municipal de Assistência Social, CMDCA - Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, CT – Conselho Tutelar, Comissão Temática que faz parte do Conselho Municipal de Assistência Social, Comissão Pró-Selo, entidades não governamentais e Secretarias Municipais, onde puderam traçar todas as metodologias para o desenvolvimento do Projeto ficando da seguinte forma: Bairro Veredas, por ser um dos mais carentes foi realizado o Projeto dia 04/09/20011, onde foi um sucesso com a participação de mais de 700 pessoas envolvendo crianças, adolescentes adultos e idosos.
A Escola Municipal  Roque Cardoso teve a sua participação especial por ser uma das escolas envolvidas no SELO UNICEF. Durante as atividades desenvolvidas como: Capoeira, Vôlei, Peteca, Pular Corda, Danças, Atletismo, Corrida no saco, Cabo de Guerra, Corrida com ovo na colher, Queimada, Pintura de rosto, Brinquedoteca, Vídeos Educativos, Pula Pula, Entrevistas, atendimento a Saúde e outros.
Foram doados roupas e calçados adquiridos por funcionários da Assistência e Pro jovem Adolescente. Prendas doadas pela Secretaria Municipal de Educação, sorteio de brindes doados por alguns dos comerciantes de Jaíba e um lanche que não poderia faltar. As atividades tiveram início ás 8:00  permanecendo até as 14:00.horas.
A próxima comunidade trabalhada foi o Bairro Nova Esperança, também muito carente envolvendo Cidade Nova e José Farias, que foi realizado dia 02/10/2011, com a participação de mais de 800 pessoas. Tivemos a presença do Senhor Prefeito Detim, primeira Dama Beatriz, Secretário de Assistência Social Joaquim Neto, Secretário de Cultura Nezinho, Secretária Educação Rose e outros parceiros que muito contribuem para a realização deste evento.
Na oportunidade foi comemorado o Dia da Criança com distribuição de mais de 800 brinquedos além de picolés e um delicioso lanche. A Escola Municipal que participou desse evento foi a Michele Beatriz, com a participação da mobilizadora, a professora Neta e sua equipe de trabalho.
Os funcionários da Assistência Social e CRAS, como sempre tiveram a sua valiosa participação para mais um sucesso deste Projeto. Todas as atividades que foram desenvolvidas no bairro Veredas, também foram realizadas neste dia, além de palestras e atividades direcionadas aos idosos pela Educadora Física Jeane e nossa colaboradora D. Ivanete.
Foi feita mais uma vez doação de roupas adquiridas por voluntários, prendas doadas pela Secretaria de Educação e sorteio de brindes doados por funcionários do CRAS.
O evento iniciou-se ás 8:00 finalizando as 13:00 horas, com muito sucesso e elogios, conforme depoimentos de idosos e adolescentes que  participaram do mesmo. Esse Projeto estenderá até dezembro de 2012, onde todos os bairros e comunidades do município serão beneficiados com a sua realização. De acordo a programação do Projeto “Semeando Vida em Jaíba”, os próximos bairros contemplados foram a Morada do Sol com Campos Altos e Linha I, onde com outros programas a serem realizados sobrando tempo somente para uma reunião com as comunidades e as crianças a qual foi realizada dia 30/11/2011, as 15:00 horas, com a presença da senhora Euilca e o senhor Zequinha, onde tiveram a oportunidade de doar roupas, algumas cestas básicas e brinquedos para mais de 150 crianças carentes destas comunidades. Já em final de ano ficou programado que o Bairro Bandeirante, demais bairros e comunidades teriam uma nova programação a partir de março de 2012. Com isso o ano de 2011 foi finalizado com muitos benefícios às famílias carentes as quais se sentiram felizes com o projeto o que deu estímulo para dá continuidade em 2012.
É desse jeito que se faz à inclusão, dando à comunidade a oportunidade de Integração. Quando a comunidade sente que é em seu favor, a resposta vem através do seu comparecimento participação e aceitação.

Nenhum comentário: