quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Prefeitura de Jaíba tem contas de 2010 aprovadas pelo Tribunal de Contas

PREFEITO Detim tem contas aprovadas previamente

Uma das grandes, senão a maior preocupação de um gestor público é com sua prestação de contas realizada anualmente, passando pelo trâmite legal que é o envio ao Tribunal de Contas na capital mineira, onde é rigorosamente analisada por seus conselheiros que emitem um parecer sobre aprovação ou não e em seguida é encaminhada para a Câmara de Vereadores local que possui a prerrogativa de dá o veredicto final.
No mês passado, o presidente do legislativo de Jaíba, Osvaldo Silva recebeu ofício/intimação do Tribunal de Contas de Minas, informando da legalidade das contas do prefeito Detim referente ao exercício de 2010, e dando um prazo de 120 dias para os vereadores de Jaíba promover também a aprovação como fez o tribunal, ou discordar, apresentando suas alegações. Os vereadores possuem este prazo regimental, podendo incorrer em multa, se não manifestar no prazo legal.
O ofício assinado pelos conselheiros Sebastião Helvécio, Edson Arger e o presidente do TC Eduardo Carone Costa, informa que não encontrou nenhuma irregularidade nas contas apresentadas pela assessoria técnica do prefeito Detim e apresenta parecer orientando no sentido da aprovação das referidas contas pelos vereadores desta cidade.
“Diante da constatação técnica de ausência de irregularidades, endossada pelo Ministério Público de Contas, proponho a emissão de parecer prévio pela aprovação das contas de responsabilidade do senhor Sildete Rodrigues de Araújo, relativas ao exercício de 2010”. Conclui o ofício recebido no dia 16 do mês passado pela presidência dos vereadores.
As atuais costuras políticas em Jaíba vem enfrentando séria crise por parte de um dos grupos de oposição que tem o nome de um ex prefeito envolvido com a reprovação de suas contas públicas por parte do Tribunal de Contas e também por parte da Câmara de Vereadores local, o que é um entrave para se candidatar nestas eleições de 2012, onde as punições são bastante rigorosas.
O prefeito Detim mostrou bastante satisfação com esta atitude prévia do Tribunal de Contas mineiro e rendeu homenagens à sua equipe de trabalho, principalmente o seu secretariado que ajuda a zelar pelas contas do município.