quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

BINOCANDO (Por Elton Paixão)

PADRES POLÍTICOS
O bispo de Januária, dom José Moreira da Silva em recente pronunciamento mostrou bastante insatisfeito com atuação de padres em política e advertiu que, casos estes religiosos se candidatem devem abandonar a batina, dando um recado ao eleitor pra não votar neste tipo de candidato. É que o bispo não anda satisfeito com padres de sua coordenação: São Francisco, Montalvânia, e em Manga, tem um padre querendo entrar neste páreo. Outras cidades vizinhas também não acertaram com padres, como Mato Verde e Buritizeiro. É cada macaco no seu galho....

CARGO DE CONFIANÇA
Quem tem cargo de confiança do prefeito Detim, assim como nos demais municípios brasileiros, e queiram disputar cargo eletivo nas eleições deste ano, têm o prazo até o próximo mês de abril para se desincompatibilizar do cargo ocupado, ou seja, ficarão desempregados e com isso terão mais tempo para dedicar a sua campanha. Até agora se cogitam apenas os nomes de Moreno e Dilan, ambos secretários municipais de obras e transportes.

VEREANÇA
Um vereador pode fazer e muito sabia? Basta querer e saber. Recentemente em visita de trabalho numa cidade do alto paranaíba, Minas, fiquei encantado quando entrei numa agência bancária e deparei com um cartaz que dizia que, em conformidade com legislação local (municipal) o tempo de espera na fila de atendimento é de no máximo 15 minutos. Esta cidade possui uma população bastante semelhante à nossa. E melhor ainda, descobri que o Procon local havia efetuado diversas multas a diferentes estabelecimentos bancários. Alguém poderia nos informar onde fica o escritório do Procon em Jaíba? Se descobrirem, me avisem, por favor...

VEREADORES EM FESTA
Enquanto tantos outros municípios vêm mostrando brilhantes trabalhos através de seus vereadores, aqui nesta terra jaibense, nossos nobres representantes, iniciaram o ano de 2012, (ano político), arregaçando as mangas e mostrando um ardoroso serviço que foi uma grande farra com o dinheiro público regada a muita cerveja e guloseimas à vontade comemorando uma grande festa para entrega de 20 títulos de cidadãos honorários jaibenses, sendo agraciados 04 policiais, 02 religiosos, 01 pedreiro, 01 construtor de obras, 01 médico, 02 produtores rurais, 01 deputado desconhecido, 02 ex vereadores, 02 juizes de direito, 02 professores, 01 funcionário público, e 01 enfermeira. Quase a metade dos homenageados preferiu não comparecer para receber a honraria.

PORTAS DE BANCO
Várias agencias bancárias do país estão promovendo a retirada de suas portas giratórias com detector de metal para evitar o constrangimento, principalmente de mulheres que carregam bolsas com inúmeros apetrechos e passam por dificuldades para adentrar nas agências. Em Jaíba o Itaú já apresenta há muito tempo este benefício a seus clientes. O grande problema fica com o Banco do Brasil, que deve aderir ao novo sistema. O Itaú Unibanco informou através de nota que só vai manter o dispositivo em localidades que possuam lei municipal ou estadual afirmando que a medida visa aproximar o cliente da instituição e que a segurança de clientes e funcionários não será comprometida. Esta adequação já começou em São Paulo.

ACESSO AO BANCO
Há tempos comentamos nesta coluna a falta de acesso por parte dos cadeirantes na agencia local do banco do Brasil, o que era um verdadeiro tormento para estes excepcionais que não conseguiam adentrar nesta instituição para resolver problemas pessoais, e que outros não podiam resolver pra eles, como recadastramento de benefícios. E olhem que é uma exigência legal, ou seja, esta agencia desobedeceu a lei em vigor por muito tempo. E, pra não bastar, agora que o banco cumpriu sua tarefa obrigatória, os ciclistas se acham no direito de estacionar suas bykes neste local, impedindo mais uma vez o acesso dos cadeirantes. É mole, ou quer mais?...Dizem que, quando um povo não é educado com amor, pode ser educado pela dor...

PROJETO JAÍBA
Informações chegam a esta coluna, que os produtores do Projeto Jaíba, podem sofrer ou já estão sofrendo sérias conseqüências com a atual direção do Distrito de Irrigação do Jaíba – DIJ, pois a atual diretoria tomou posse sem o aval da Codevasf que é a principal gestora deste projeto de irrigação junto ao Governo Federal, e com isto, o repasse de verbas para novos incentivos podem ter muitas conseqüências. A chapa em que o conselho de produtores aprovou em disputa acirrada candidatou sob efeito de liminar da justiça em que a Codevasf não concorda e gerou batalha judicial, que, quanto mais demora, ficam prejudicados os produtores, principalmente aqueles de pequeno porte.

NOVOS TEMPOS
Aquela política de brigas, perseguições, embate politiqueiro de caráter pessoal, está ficando fora de moda, dando lugar ao diálogo, entendimentos e bom senso. Já dizia um velho sábio, que política é a arte de uma boa negociação. E em nossa cidade, ainda convivemos com alguns costumes retrógrados e maléficos aos bons costumes. Tem caso de político querer tomar posse na marra, tem caso de presidente de sindicato não empossar nova diretoria eleita, tem caso de diretora de escola não assumir por problemas internos da instituição, e por aí vai...

VAQUEJADA
Jaíba esteve movimentada no último final de semana com a implementação de uma vaquejada, que parece entrará de vez no calendário cultural do município. O evento conseguiu atrair muitos visitantes que são apaixonados pelo esporte, que agradam uns e desagradam outros que preferem não assistirem maus tratos a animais. De qualquer forma tudo que vem a somar como evento esportivo e de lazer é bem vindo ao município. A organização ficou por conta de um forasteiro há pouco tempo em Jaíba e explora comercialmente a área de saúde.

COPASA
Numa cidade do noroeste mineiro, Guarda Mor, pudemos assistir fortes manifestações populares contra esta empresa vendedora de água, onde moradores colocam adesivos em seus veículos, protestando contra a exorbitante tarifa cobrada pelo serviço de esgoto sanitário, tendo também acionado o Ministério Público. Por aqui esta empresa cobra preço tão abusivo como esta cidade, e o povo paga pacificamente e caladamente.

SECRETÁRIOS DE OBRAS
Dois ex secretários municipais de obras desta cidade em administrações passadas pousando para uma fotografia. Ambos partiram precocemente deste mundo. Assembley Abutrab e Edson Dias deixaram muitos amigos por aqui, e agora no eterno repouso...

Novela “Leila vereadora” tem mais um capítulo

LEILA denuncia Anderson por repasse de dinheiro
A vereadora Leila Ramos, teve seu pleito legislativo recheado de muitos conflitos e turbulências, chegando até mesmo ao ponto de ter seu mandato cassado por seus colegas e conseguido reaver através do judiciário local. Desta vez a vereadora petista bate de frente com o presidente Osvaldo Silva. Conforme entrevista do vereador Anderson Silveira a este informativo, a vereadora solicitou via judicial a condução de forma coercitiva (na marra, na força, uso de polícia) a presença do seu colega vereador e presidente Osvaldo para depor a seu favor no fórum de Manga.
A vereadora petista entrou com um processo contra o ex presidente da Câmara Anderson acusando o mesmo de ter doado cerca de 100 mil reais a entidades sociais e filantrópicas desta cidade. Instituições como igrejas, Apae, Projeto Vida, Asilo São Vicente, Associação de Doadores de Sangue e demais foram beneficiadas pela atitude considerada inovadora por parte da presidência do legislativo na gestão anterior. A denunciante acusa também o fato de não ter empossado o concurso público da Câmara.
Em sua defesa o ex presidente Anderson Silveira, justifica que agiu dentro da legalidade, devolvendo os recursos não gastos à prefeitura local e esta por sua vez, em nome dos vereadores repassou tais doações. A atual presidência da Câmara já devolveu 25 mil reais à prefeitura, conforme informação do ex presidente Anderson.
O descontentamento da acusadora Leila é que, no início deste mês, houve uma audiência no fórum de Manga onde, entre as testemunhas arroladas por Ela, estava o atual presidente Osvaldo, que não compareceu, justificando problemas de saúde, com atestado médico; comparecendo para depor apenas o funcionário da Câmara Luciano cujo depoimento não saiu agradando de forma integral a legisladora jaibense.
Está marcada nova audiência, ou seja, outro capítulo desta novela para o próximo dia 30 de maio, onde a vereadora tentará levar de forma forçada o seu colega e presidente da Câmara dos Vereadores de Jaíba.
A PRÓPRIA vereadora entrega cheque para o asilo local

Maria Cristina assume direção do Zoé Machado


Assumiu no início deste mês, a direção da escola Zoé Machado, a educadora Maria Cristina Dias, que foi nomeada pela superintendência através do governador Anastasia, sendo que o nome dela foi referendado pelo colegiado que é formado por pais de alunos, alunos e servidores. O ano letivo desta principal escola de Jaíba teve início no último dia 06, uma outra parte, atingida pela greve dos professores iniciará no próximo dia 10 de março, sendo que esta escola ficará com dois calendários escolares.
O processo de direção de escolas estaduais, há um tempo atrás, era indicação política, onde deputados e seus representantes locais escolhiam seus candidatos, às vezes até com uma lista tríplice em conformidade com os partidos que apoiavam a base governista. Em nome da democracia, a comunidade escolar passou a indicar os diretores através de  uma  “eleição “  que  na  verdade      existia  na forma  de indicar  por  ser  vários  segmentos da  comunidade  escolar que poderiam participar, como pais, alunos, professores e servidores.
O nome desta  escolha é: “PROCESSO  DE INDICAÇÃO DE DIRETOR DE  ESCOLA“, pois  segundo o Art. 37 da Constituição Estadual, nenhum cargo  em comissão  pode  ser  eletivo, pois é  de  livre nomeação  e  exoneração. No processo de diretor das escolas estaduais do ano passado, em vários  documentos que  orientavam  o  processo , aparecia  a  palavra “SUGESTÃO”, ou seja, a  comunidade  escolar  iria  sugerir ou indicar, sendo que  a  fase  final  seria   seguindo  a  hierarquia  e  legislação  pertinente  a situação.
Os fatos que ocorreram  na E E Zoé  Machado, a maior escola  da  jurisdição  da  Superintendência Regional   de  Ensino  de  Janaúba, ganhou  repercussão  devido   o  processo  de eleição ter gerado  um clima  de  dissabores  com os  colegas  que  não  quiseram aderir  ao  movimento grevista e também  com  pais  e  alunos.
Como a professora Maria Aparecida, a escolhida nesta eleição, só  completaria  a  reposição  de carga horária dos 112 dias de greve em março/2012, a superintendência tomou medidas pautadas na  legislação  para  assegurar  os  direitos  dos  professores  e  alunos  quanto  ao  calendário  escolar, e  a orientadora e  professora Maria Cristina Dias Lopes Teixeira, foi  nomeada  pelo  Governador Antonio Anastasia  como  diretora, assumindo como vice diretores  os professores Ronaldo Ronan Garcia Gomes, Maria dos Reis Alves Rocha  e  Josylan Wanery dos Anjos Moreira.
Esta equipe nomeada tinha sido sugerida por um grupo de servidores e professores da Escola Estadual Zoe Machado, consultada pela equipe da superintendência, para dar  prosseguimentos aos trabalhos administrativos, financeiros e pedagógicos até que se conclua a situação da chapa indicada pela comunidade  escolar.

Prefeitura de Jaíba tem contas de 2010 aprovadas pelo Tribunal de Contas

PREFEITO Detim tem contas aprovadas previamente

Uma das grandes, senão a maior preocupação de um gestor público é com sua prestação de contas realizada anualmente, passando pelo trâmite legal que é o envio ao Tribunal de Contas na capital mineira, onde é rigorosamente analisada por seus conselheiros que emitem um parecer sobre aprovação ou não e em seguida é encaminhada para a Câmara de Vereadores local que possui a prerrogativa de dá o veredicto final.
No mês passado, o presidente do legislativo de Jaíba, Osvaldo Silva recebeu ofício/intimação do Tribunal de Contas de Minas, informando da legalidade das contas do prefeito Detim referente ao exercício de 2010, e dando um prazo de 120 dias para os vereadores de Jaíba promover também a aprovação como fez o tribunal, ou discordar, apresentando suas alegações. Os vereadores possuem este prazo regimental, podendo incorrer em multa, se não manifestar no prazo legal.
O ofício assinado pelos conselheiros Sebastião Helvécio, Edson Arger e o presidente do TC Eduardo Carone Costa, informa que não encontrou nenhuma irregularidade nas contas apresentadas pela assessoria técnica do prefeito Detim e apresenta parecer orientando no sentido da aprovação das referidas contas pelos vereadores desta cidade.
“Diante da constatação técnica de ausência de irregularidades, endossada pelo Ministério Público de Contas, proponho a emissão de parecer prévio pela aprovação das contas de responsabilidade do senhor Sildete Rodrigues de Araújo, relativas ao exercício de 2010”. Conclui o ofício recebido no dia 16 do mês passado pela presidência dos vereadores.
As atuais costuras políticas em Jaíba vem enfrentando séria crise por parte de um dos grupos de oposição que tem o nome de um ex prefeito envolvido com a reprovação de suas contas públicas por parte do Tribunal de Contas e também por parte da Câmara de Vereadores local, o que é um entrave para se candidatar nestas eleições de 2012, onde as punições são bastante rigorosas.
O prefeito Detim mostrou bastante satisfação com esta atitude prévia do Tribunal de Contas mineiro e rendeu homenagens à sua equipe de trabalho, principalmente o seu secretariado que ajuda a zelar pelas contas do município.
 

4 DIAS DE CARNAVAL 2012 EM JAÍBA - “TÔ NA FOLIA”




O Prefeito Detim que sempre valorizou a cultura, uma forma sábia de proteger as raízes das festas locais e de relevância nacional como o carnaval, proporcionará para os cidadãos jaibenses e visitantes 04 dias de alegria numa mistura de sons que puxará os cordões eletrizantes, num espaço dotado de muita segurança, decoração primorosa, barracas, ou seja, tudo que os foliões precisam para um entretenimento sadio. A programação vem arrebentando, no sábado (18/02) na abertura oficial a Banda Banbaué de Salvador e em seguida a Banda Quebra Zueira. Domingo (19/02) Negretes do Samba e amanhece o dia com Banda Swing do Povão. Segunda feira (20/02) Banda Cupido Vadio, rompendo a madrugada com a Banda Curt Samba. E para completar, terça feira (21/02), começa  mais  cedo  com  a  Banda  Companhia do kuarto, que  encerrará  brilhantemente  a  maior  festa  popular do nosso país.

Lorotas de Pedro Marques (Por Brás da Viola)


Minha Brasília vermelha

Vamos viajar no túnel do tempo. Era o ano de 1978 e um automóvel estava fazendo o maior sucesso, quem não recorda da Brasília? Ou Variante? Pedro Marques acabara de adquirir uma máquina possante dessas. Negociou com o “Juraí da padaria”, uma parte em dinheiro e a outra em um lote da avenida Cel. Moacir. É sabido que esse tipo de automóvel marcava a velocidade diferentemente dos outros carros, assim especificando, 10 km significava 100, 12 km-120, 14 km-140 e assim sucessivamente. O nosso cientista autodidata, astrônomo dos astrônomos recebe do próprio Juraí umas dicas, de aulas de trânsito, e como dirigir aquela máquina envenenada. Em pouco tempo o Pedro já estava rodando toda região e não vou mentir. Se tratava de um autêntico roda-dura! Ele só conhecia a primeira, segunda e a terceira marcha.  Falaram com ele que ainda tinha a tal quarta marcha, que fazia o carro ter uma alta velocidade. Sinalização de seta então, era desconhecida. Certo dia, 23 de setembro de 1978, às 10h35min da manhã, o Pedro resolve dar uma passeada e diz: hoje eu vou testar essa tal de quarta marcha! Saiu pela Avenida Cel. Moacir, ainda sem asfalto, toda esburacada; acelerou, acelerou e conseguiu engatar a tal da quarta, o carro atingiu uma alta velocidade e começou a bambear em plena avenida, quando um carroceiro atravessou-lhe ocasionando uma “fechada”; não deu outra, Pedro perde o controle do automóvel e tomba seis vezes e cai lá em baixo, mais ou menos onde hoje é a Oliveira Móveis. Ali era uma ribanceira que ia parar na beira do rio. Estando ele dentro das ferragens com a cabeça exposta na janela, todo ensangüentado, alguns chegam correndo para socorrê-lo quando um destes chega perto e pergunta: - Dr. Pedro o Senhor está vivo? E você já viu algum defunto conversar, seu curioso? Eu não morri, mas o meu pescoço quase foi pra desgraça, responde. Já no outro dia, as pessoas lhe perguntavam sobre o acidente: Dr. Pedro o que foi que aconteceu? Ele respondia: a tabuleta (que seria o acelerador) enganchou, quando eu olhei deparei com uma desgraça de um carroceiro bem na frente, e eu fui pra esquerda estava vindo outra desgraça, e quando eu agachei para desenganchar a tabuleta eu cai na ribanceira! O Senhor estava correndo doutor?  Não, eu estava só a 14 km por hora!

Lixo reciclável em Jaíba já é realidade

TIAGO preparando sua primeira carga de lixo reciclável

Coragem e determinação, assim é justificada a atitude do jaibense Tiago Soares, que após concluir graduação em curso superior retornou pra sua terra, e resolveu abraçar uma causa muito justa, que é trabalhar o destino correto para o lixo de nossa cidade.
O empreendedor montou uma grande estrutura em área nobre da cidade, onde trabalha, só, sem funcionários na pré seleção do material reciclável, que passa por uma prensa elétrica oficial e em seguida todo este material é levado para outros centros urbanos maiores onde este lixo é devidamente industrializado.
A empresa Recicla Jaíba, apesar de pouco tempo em ação já conta com inúmeros parceiros que promovem em suas próprias casas a fase seletiva do lixo doméstico, comercial ou empresarial e em seguida esta empresa se responsabiliza para apanhar no local o referido material.
Tiago Soares enfatiza a importância de mais pessoas aderirem a seu projeto no sentido de conseguiu um volume maior de material reciclável, e as pessoas estarão dando a sua contribuição para a mãe natureza, melhorando a qualidade de vida nossa e da futura geração.
A empresa de Tiago Henrique Soares de Brito, que também é professor de geografia tem o nome de Recicla Jaíba e atua na cidade há mais de seis meses, tem como objetivo promover a educação ambiental, a limpeza urbana, a preservação do meio ambiente e a melhoria da qualidade de vida da população jaibense.
A sociedade local pode contribuir doando os materiais recicláveis produzidos nas residências, nos comércios e nos sítios evitando a contaminação e a poluição das ruas, dos lotes vagos e do rio Verde Grande.
Separe o lixo reciclável como: latinha, garrafas pets, material de limpeza, papel, papelão, latas de tinta, milho verde, ervilha, extrato de tomate. Faça você a sua parte e colabore com o meio ambiente em nossa cidade, para que as futuras gerações desfrute das nossas riquezas naturais.
O telefone de contato para o recolhimento dos materiais recicláveis é (038)-9116-2516. A empresa fica situada na Rua Israel Nunes Pereira, 45, próximo do CVT.
 

Social - Ivanette Diaz

O casal Antonio Tomaz e Marciley Tomaz, descontraídos,
assistindo apresentações na Escola Zoé Machado
Minha amiga Selma Custódio
Rabelo, enfeitando a coluna


Em carnaval de outrora, as filhotas desta colunista, de dona Zú e da tia Dôra
VITÓRIA MESQUITA, filha de Aloizio Mesquita e Zuleide Mesquita
CARNAVAL JAIBA /2012 “TO NA FOLIA” 

 
 
Já tivemos outrora bons carnavais, mas tudo depende da palavra que é conjunção do carnaval ANIMAÇÂO. O Clube campestre Rio Verde, Clube Vale do Jaíba, Bloco da Cordinha, Bloco Liberdade, grupos de amigos com blocos de salão, matinê para as crianças e assim, um dia tudo isso aconteceu, todo mundo saiu à rua para ver, animou, cantou, alegrou.
As mamães faziam blocos para os seus rebentos e JAIBA comemorava dentro da sua animação, seu carnaval, a maior festa popular do nosso país. A preocupação que devemos  ter  é  se  as  crianças, um dia  adultas  vão  poder  ter  gravadas  em suas  mentes, se    participou  de  um carnaval.
Aproveito para conclamar a sociedade a participar do “TO NA FOLIA” e no domingo a criançada terá a matinê com pipoca, algodão doce, pintura de mascaras e o apresentador de um programa Infantil da TV de Paracatu, o jaibense Sandro Moreira, animará a garotada. Vamos cair na folia?

PARABÉNS ANIVERSARIANTES
Leda Carvalho (10/01), Cirlene Botelho (06/02), Eva Simone Gonçalves Felício (27/02), Maria Clara Dias Lopes Teixeira (04/02), Michelle Zuba Maia (22/02), Pollianna Regina Lima Silva (24/02), Giancarlo Mota (12/02), Josy Louise Guimarães Freitas (14/02), Maria do Carmo Garcia Leal Loiola (16/02), Pedro Henrique Higino Rocha (14/02), Paula Fernanda Santos (14/02), Dangelles Bethania Gonçalves (17/02), Marinildes Oliveira (17/01).

PARA REFLEXÃO
“Somos o que fazemos repetidamente”. Por isso o mérito não está na ação e sim no hábito. Aristóteles
Encontro esperança no mais negro dos dias, foco nos dias iluminados e jamais julgo o universo. Dalai Lama
Projetar Brasília para os políticos que vocês colocaram lá, foi como criar um lindo vaso de flores para vocês usarem como pinico. Hoje eu vejo tristemente, que Brasília nunca deveria ter sido projetada em forma de um avião, mas sim de um camburão. (Oscar Niemayer, 104 anos)




LUAU DA GS
 
O produtor de eventos Jessé está inovando mais uma edição do seu Luau, que já tornou tradição nesta cidade e no dia 17 de março estará com animadas atrações para delírio da galera jaibense. Tem evento pra noite toda. É pra ver o sol raiar.

Bolsa Solidária atende famílias de Jaíba

O PREFEITO DETIM, o delegado Breno Oliveira, o presidente da Câmara,
Osvaldo, e o secretário Neto entregando o cheque a uma mãe de família.

Aprovado pela Câmara Municipal, o projeto que criou a Lei 716 de 27/06/2011, denominada BOLSA INCLUSÃO SOCIAL, um programa destinado às famílias de extrema vulnerabilidade social, conhecida como BOLSA SOLIDÁRIA, que atenderá 1000 famílias que são cadastradas pela bolsa família, mas que ainda não a recebem. O prefeito Detim sempre preocupado com as famílias de baixa renda, sentindo que poderia minimizar a situação dividiu em 04 etapas a entrega do valor de R$50,00.
A primeira etapa aconteceu em novembro/2011 e foram contempladas 260 famílias, a segunda etapa, 240 famílias em dezembro/2011 e a terceira etapa será agora em fevereiro para mais 250 famílias, e em março, outras 250 famílias serão beneficiadas. O programa trás uma condição, ao passo que as famílias forem recebendo a bolsa família do Governo Federal, vai migrando o recurso da Bolsa Solidária para outra família.
 

Projeto Semeando Vida em Jaíba é destaque para selo Unicef

CAPOEIRA e outros entretenimentos marcam a programação

 
(Ascom/PJ) - Este projeto surgiu da iniciativa da Assistência Social, que diante de diagnósticos verificou -se a necessidade das famílias do bairro Veredas, assim como outros bairros. Conforme seu estatuto social, esta instituição atende famílias carentes em situação de risco, o que condiz com a maioria que reside no município de Jaíba. Dessa necessidade nasceu o projeto “Semeando Vida em Jaíba” que através de atividades recreativas, oficinas e orientações, privilegiará o atendimento às pessoas carentes oferecendo-lhes a oportunidade de lazer, esporte, cultura e interação Social.
O projeto tem a parceria da Prefeitura Municipal junto a todas as Secretarias Municipais, Educação, Saúde, Transporte, Obras, Agricultura, Cultura, Esporte e Lazer.
Após diagnósticos realizados, a Senhora Euilca Maria Filha Coordenadora do CRAS - Centro de Referência de Assistência Social, que também é Articuladora do SELO UNICEF – Edição 2009-2012 reuniu com todos os Conselhos: CMAS- Conselho Municipal de Assistência Social, CMDCA - Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, CT – Conselho Tutelar, Comissão Temática que faz parte do Conselho Municipal de Assistência Social, Comissão Pró-Selo, entidades não governamentais e Secretarias Municipais, onde puderam traçar todas as metodologias para o desenvolvimento do Projeto ficando da seguinte forma: Bairro Veredas, por ser um dos mais carentes foi realizado o Projeto dia 04/09/20011, onde foi um sucesso com a participação de mais de 700 pessoas envolvendo crianças, adolescentes adultos e idosos.
A Escola Municipal  Roque Cardoso teve a sua participação especial por ser uma das escolas envolvidas no SELO UNICEF. Durante as atividades desenvolvidas como: Capoeira, Vôlei, Peteca, Pular Corda, Danças, Atletismo, Corrida no saco, Cabo de Guerra, Corrida com ovo na colher, Queimada, Pintura de rosto, Brinquedoteca, Vídeos Educativos, Pula Pula, Entrevistas, atendimento a Saúde e outros.
Foram doados roupas e calçados adquiridos por funcionários da Assistência e Pro jovem Adolescente. Prendas doadas pela Secretaria Municipal de Educação, sorteio de brindes doados por alguns dos comerciantes de Jaíba e um lanche que não poderia faltar. As atividades tiveram início ás 8:00  permanecendo até as 14:00.horas.
A próxima comunidade trabalhada foi o Bairro Nova Esperança, também muito carente envolvendo Cidade Nova e José Farias, que foi realizado dia 02/10/2011, com a participação de mais de 800 pessoas. Tivemos a presença do Senhor Prefeito Detim, primeira Dama Beatriz, Secretário de Assistência Social Joaquim Neto, Secretário de Cultura Nezinho, Secretária Educação Rose e outros parceiros que muito contribuem para a realização deste evento.
Na oportunidade foi comemorado o Dia da Criança com distribuição de mais de 800 brinquedos além de picolés e um delicioso lanche. A Escola Municipal que participou desse evento foi a Michele Beatriz, com a participação da mobilizadora, a professora Neta e sua equipe de trabalho.
Os funcionários da Assistência Social e CRAS, como sempre tiveram a sua valiosa participação para mais um sucesso deste Projeto. Todas as atividades que foram desenvolvidas no bairro Veredas, também foram realizadas neste dia, além de palestras e atividades direcionadas aos idosos pela Educadora Física Jeane e nossa colaboradora D. Ivanete.
Foi feita mais uma vez doação de roupas adquiridas por voluntários, prendas doadas pela Secretaria de Educação e sorteio de brindes doados por funcionários do CRAS.
O evento iniciou-se ás 8:00 finalizando as 13:00 horas, com muito sucesso e elogios, conforme depoimentos de idosos e adolescentes que  participaram do mesmo. Esse Projeto estenderá até dezembro de 2012, onde todos os bairros e comunidades do município serão beneficiados com a sua realização. De acordo a programação do Projeto “Semeando Vida em Jaíba”, os próximos bairros contemplados foram a Morada do Sol com Campos Altos e Linha I, onde com outros programas a serem realizados sobrando tempo somente para uma reunião com as comunidades e as crianças a qual foi realizada dia 30/11/2011, as 15:00 horas, com a presença da senhora Euilca e o senhor Zequinha, onde tiveram a oportunidade de doar roupas, algumas cestas básicas e brinquedos para mais de 150 crianças carentes destas comunidades. Já em final de ano ficou programado que o Bairro Bandeirante, demais bairros e comunidades teriam uma nova programação a partir de março de 2012. Com isso o ano de 2011 foi finalizado com muitos benefícios às famílias carentes as quais se sentiram felizes com o projeto o que deu estímulo para dá continuidade em 2012.
É desse jeito que se faz à inclusão, dando à comunidade a oportunidade de Integração. Quando a comunidade sente que é em seu favor, a resposta vem através do seu comparecimento participação e aceitação.