Aconteceu no último domingo 19, nas instalações da Central de Associações de Produtores Rurais do Projeto Jaíba – CentralJai mais uma concorrida disputa para eleger a nova diretoria que gerencia a entidade por dois anos. O atual presidente Joaquim Araújo, Kinka, conseguiu fazer o seu sucessor, elegendo o produtor Sergio Batista de Sá para a presidência que derrotou o técnico agrícola Hebert Dias, Betinho.
Na abertura dos trabalhos de eleição o presidente Kinka Araújo fez questão de frisar que, apesar de ser irmão de agentes políticos, não seria salutar que a CentralJai se envolvesse na questão partidária pois correria o risco de atrapalhar sobremaneira os reais interesses da entidade que é defender as associações e os produtores rurais em detrimento de interesses políticos pessoais. Por outro lado, conforme informou o presidente a chapa 2, que foi derrotada não atendeu a solicitação e preferiu embrenhar ferrenhamente na questão política, o que chegou à derrota, conforme análise de Kinga Rodrigues Araújo.
A CentralJai está atuando há dez anos, sendo uma associação civil sem fins lucrativos, dotada de personalidade jurídica de direito privado com patrimônio e administração própria, tendo por objetivo congregar e representar as associações de produtores do Projeto Jaiba, bem como defender os direitos e interesses de todos os produtores a elas filiadas, e realizar todas ou qualquer atividade envolvida no processo de produção, comercialização, transporte, armazenagem, beneficiamento e comercialização da produção agropecuária de seus associados, promovendo o desenvolvimento tecnológico, a educação associativa e o aprimoramento técnico profissional dos associados.
A CentralJai conta atualmente com 30 associações filiadas e 600 associados, e está trabalhando principalmente os produtos limão e manga.
Nesta última eleição foram declarados vencedores para membros do Conselho Administrativo com o mandato de dois anos, os candidatos citados da chapa 01, sendo Presidente: Sérgio Batista de Sá, Vice-presidente: Adão Aparecido dos Santos, Tesoureiro: Normando Barreto Vieira, Segundo tesoureiro: Reginaldo Bezerra, Secretário: José Roberto Silva, segundo secretário: Arnóbio Gonçalves Cesário e Conselheiro: Adélio Romualdo da Silva.
E para os membros do Conselho Fiscal com o mandato de um ano: Jandui Batista de OIiveira e seu suplente José Assis Barbosa da Silva , Jailson Gonçalves Rocha, e seu suplente José Lúcio da Silva, Catarino Alves Sobrinho, e seu suplente: Daunias José Aparecido.
Para o mês de julho, em que o novo presidente Sergio Batista assume, está previsto, conforme a contabilidade da CentralJaí, um saldo positivo no valor R$46.038,43