terça-feira, 21 de junho de 2011

Artesãos recebem curso de artesanato com fibra de bananeira

(Ascom PJ) - Aconteceu de 6 a 10 deste mês, mais um curso de artesanato com fibra de bananeira no Centro Comunitário de Produção de Artesanato de Jaíba – CCPA, Casa do Artesão, por determinação do prefeito municipal, Detim. Foram capacitadas doze pessoas que, a partir de agora poderão integrar a equipe de artesanato que leva o nome da Jaíba e região para todas as partes do Brasil e do mundo.
Ministrado pelo SENAR – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, numa parceria entre a secretaria municipal de agricultura e secretaria municipal de meio ambiente, turismo, esportes, lazer, cultura e comunicação, o curso teve como instrutora a artesã credenciada pelo SENAR, Guiomar Mendes Lourenço e foi supervisionado por Júlia Ferreira, representante do órgão no Norte de Minas.
No próximo dia 04 de Julho novo curso será iniciado na Casa do Artesão, desta feita mais demorado, pois contará com cerca de 130 horas/aula, e será ministrado pela artesã Amara Soares e pelo marceneiro Cláudio Brito, este último vereador em Jaíba e proprietário do Samuzinho, veículo que presta assistência emergencial à saúde em Jaíba, com longa lista de serviços prestados à população.
As pessoas interessadas em participarem do Curso de Artesanato de Fibra de Bananeira terão que se inscreverem na Casa do Artesão, na avenida da prefeitura ao lado do barzinho Mania Jovem. As vagas são limitadas em trinta, apenas em duas turmas de 15 pessoas cada, sendo uma pela manhã e outra à tarde, com turno de 3 horas. Ao final, cada concluinte receberá seu certificado de capacitação profissional. O final do curso está previsto para o dia 26 de agosto do ano corrente.
O artesanato de Jaíba esteve presente na Expominas de Belo Horizonte, na feira acontecida nos dias 1 a 5 de Junho, sendo comercializadas várias peças produzidas na cidade e no Projeto Jaíba. A Jaíba foi representada pelo Bananart, grupo tradicional no artesanato com fibra de bananeira no Perímetro Irrigado do Jaíba, sob a coordenação da artesã Cirlene, com o imprescindível apoio da Emater.