segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Prefeitura de Jaíba não realizará a festa da banana em 2011

Iniciativa privada não está impedida de realizar o evento


Diante do anuncio do prefeito Detim de que a prefeitura de Jaíba não realizará a 17ª Festa Nacional da Banana, as opiniões dos cidadãos jaibenses se dividem. Uma parcela, relativamente grande, concorda com a decisão do prefeito, já que na atual conjuntura sócio econômica do município todo e qualquer investimento deverá ser direcionado para a solução dos problemas que se apresentam no dia a dia, tais como: melhoria na saúde e na infra-estruturar urbana da sede do município e das comunidades rurais.
Uma outra parcela, constituída basicamente de jovens, lamenta a decisão do prefeito e acredita que todo esforço deveria ser canalizado para a realização da festa, a exemplo de um site na internet, com sede na Jaíba, que exibe, inclusive, um vídeo de celular do prefeito, durante o show da Banda Chiclete com Banana em 2010, onde o mesmo promete trazer a referida banda, de graça, agora em 2011.
Acerca do assunto, Detim, prefeito de Jaíba, explica que, no momento em que fez a promessa a conjuntura econômica e política do município favoreciam seu cumprimento, mas que tudo mudou desde então. O próprio quadro político da região sofreu profundas alterações nas últimas eleições legislativas, dificultando a captação de recursos federais e estaduais para a realização da festa. E realizá-la por conta do município e à custa de maiores sacrifícios da população não está nos seus planos, pois Jaíba tem outras prioridades.
Existe ainda uma terceira parcela da população que pouco se importa com a realização ou não da festa, desde que o prefeito seja prejudicado e pague um alto preço politicamente. Esta é, felizmente, uma parcela diminuta, mas que constitui a facção opositora radical, para quem os interesses pessoais estão acima e além dos bem estar da população. É esta mesma facção que tumultua o cenário político no município, com denúncias infundadas e calúnias escabrosas, visando unicamente sua realização pessoal.
Detim, consciente da importância da Festa Nacional da Banana de Jaíba no cenário regional e estadual e das expectativas que esta gera em toda a população, informa, ainda, que antecipou o anúncio da não realização da mesma para que a comunidade empresarial jaibense se precavesse na realização de investimentos visando o evento, e assim não fosse levada a prejuízos. Com isso, faculta também à iniciativa privada a liberdade de ação, com o apoio do município dentro das possibilidades vigentes.


Jovem e rebelde, Jaíba comemora em abril seus 19 anos


No dia 27 de Abril de 2011 o município de Jaíba completa 19 anos de emancipação político administrativa, data que se reveste de importância ímpar e que não deverá passar em branco. A despeito de não realizar a Festa Nacional da Banana, o prefeito de Jaíba, Sildete Araújo, Detim, está desenvolvendo gestões em todas as instâncias possíveis, buscando alternativas viáveis para comemorar o aniversário da cidade.
Detim acredita, conforme informou a este Jornal, que será possível a realização de um evento marcante, que faça jus ao conceito elevado da data e ao seu prestígio junto aos cidadãos e é essa crença que o move a buscar alternativas.
(ASCOM PJ)