Levantamento completo aponta necessidades do município
Após criteriosa coleta de dados realizada em todo o município, os técnicos da Fundação Israel Pinheiro, FIP, estão ultimando os relatórios de Leitura Técnica e Comunitária de Jaíba.
Cada comunidade foi visitada, tanto pelos técnicos da FIP como pelos integrantes do Núcleo Gestor, que contaram com a companhia e a colaboração do professor Reizinho, iminente defensor do ecossistema que compõe o município. Reizinho passou a integrar o Núcleo Gestor do Plano Diretor Participativo de Jaíba em Janeiro último, indicado pela ARPA – Associação Regional de Proteção Ambiental, após convite formulado pelo Secretário Executivo e Coordenador do Núcleo, Nezinho Costa.
Nezinho ainda informa que muitos outros órgãos também foram convidados, dentre os quais a RURALMINAS, EMATER, IEF, CEMIG, DIJ, IMA, CDL, POLÍCIA MILITAR, POLÍCIA CIVIL, COPASA, ROTARY E EPAMIG, mas apenas este último enviou representante, que em muito contribuiu na coleta de dados.
A SEDRU, Secretaria de Estado de Desenvolvimento Rural e Urbano de Minas Gerais, órgão financiador do Plano Diretor de Jaíba, está pressionando para que as etapas de elaboração do PDJ sejam aceleradas, o que poderá acontecer, antecipando para o mês de Maio ou Junho/2011 a conclusão do mesmo, antes prevista para Agosto.
Alem da arquiteta urbanista Yara Landre e do geógrafo Diego Cordeiro, a FIP já enviou ao município de Jaíba outros profissionais, como biólogos e Pedagogos.
A próxima reunião do Núcleo Gestor do Plano Diretor de Jaíba, segundo informa Nezinho Costa, deverá acontecer no início de Março/2011, para análise do relatório preliminar da FIP sobre o município.
(ASCOM PJ)