Prefeitura apresenta projeto ao Fundo Estadual de Cultura
Valendo-se de edital do FEC – Fundo Estadual de Cultura de Minas Gerais 2010, o prefeito de Jaíba, Sildete Rodrigues de Araújo, Detim, apresentou projeto nesta última semana visando a obtenção de recursos do Estado para a construção de uma Biblioteca Pública Municipal na cidade.
Desde 2009 que Detim vem tentando modernizar a atual Biblioteca, que funciona de forma precária em prédio alugado, e com equipamentos e acervo insuficientes para o atendimento da demanda jaibense, mas sempre se esbarrando em dificuldades geradas por má gestão da administração anterior.
Este ano, contudo, há uma esperança de se conseguir os recursos necessários, orçados em mais de 333 mil reais, dos quais o município deverá arcar com uma contrapartida de vinte por cento.
Se aprovada a obtenção dos recursos, Detim espera construir a Biblioteca ainda neste ano, no terreno ao lado do CCPAJ – Centro Comunitário de Produção de Artesanato de Jaíba, na mesma quadra da APAE.
O projeto da Biblioteca, apresentado junto ao FEC, é de autoria do engenheiro civil Marcos Massaki Shimohiro, o popular Marcão Japonês, que vem desenvolvendo brilhante trabalho junto à secretaria de planejamento de Jaíba.
De instalações modernas, o prédio da Biblioteca contará com amplo Salão do Livro, com gôndolas centrais e ar condicionado, mais Salas de Leitura adulta e infantil, Sala de Informática, Escritório, Recepção, Cantina, Hall de Entrada e Área de Serviço, ainda Banheiros adequados ao acesso e uso de portadores de necessidades especiais. O equipamento da Biblioteca contará com computadores com acesso à internet, contendo amplo acervo literário digital, mais Tv’s de Led, Dvd’s players, Data show, Filmadora e Câmera fotográfica digitais, além de mobiliário condizente com o logradouro. Bastante otimista, Detim aguarda a aprovação do projeto apresentado para que possa dar início à construção da obra.
(ASCOM PJ)