domingo, 19 de janeiro de 2020

Emissão de nota de produtos vegetais pela internet – Não precisa ir no IMA


Uma nova tecnologia à disposição dos produtores rurais. Trata-se de um novo canal eletrônico para a emissão da Permissão de Trânsito Vegetal, documento exigido para acompanhar o transporte de carga de vegetais pelas rodovias mineiras. O sistema pode ser acessado no Portal do Produtor (Sidagro).
A partir de agora, com a emissão digital, o usuário poderá expedir os documentos que comprovam o cumprimento de todas as normas sanitárias determinadas pelo IMA. O sistema automatizado permite a homologação eletrônica e valida todo o processo. Com esta opção, o produtor elimina a obrigatoriedade de se deslocar até os escritórios do IMA. O produtor continua com a opção de emitir a PTV nos escritórios do IMA. Há fazendas muito distantes e que pode demorar até um dia de trânsito para o produtor conseguir liberar a carga. Com a PTV digital, a emissão é feita em até duas horas.
A mudança também melhora a qualidade do produto, já que a carga não fica fechada por muito tempo até ser liberada, considerando que, muitas vezes, ela é perecível. O projeto foi planejado há dois anos pelos engenheiros agrônomos do IMA e, durante todo este período, foram realizados simulados e acompanhamentos das áreas antes do processo de implantação. O IMA fiscaliza o trânsito de produtos agrícolas com o objetivo de impedir a disseminação de pragas nos vegetais. O trabalho é feito por meio de inspeção de cargas, aferição da nota fiscal e PTV, exigidas pela legislação. A vistoria da documentação acontece nas barreiras fixas de fiscalização sanitária e durante as blitz  realizadas nas rodovias de Minas Gerais.