terça-feira, 24 de abril de 2018

Donos de cães estão registrando seus animais em cartório


Cada vez mais os animais de estimação fazem parte dos lares brasileiros. Agora também são registrados em cartório como “integrantes” da família. A onda vem crescendo a nível nacional, sendo que na vizinha Montes Claros já pode ser feita a certidão de nascimento de animais, como os humanos.
O dono que deseja registrar o bicho, de qualquer espécie, deve fazer um cadastro no site do Serviço Nacional dos Cartórios e depois procurar um cartório de notas da cidade. O documento terá os dados do proprietário e do animal, com características peculiares, manchas e cor. Também é registrado o laudo médico, vacinas, possíveis doenças adquiridas. Este documento pode ser usado para disputas judiciais e custa de 40 a 50 reais.
O registro vem se somar ao crescente mercado pet, de creches, roupas exclusivas e o serviço de pet sitter, uma espécie de babá. Quem tem animal em casa, principalmente cachorros, sabe que é doloroso sair para trabalhar e deixar os bichinhos sozinhos o dia todo. Muitos cães ficam estressados.
Segundo o IBGE, 44% das residências brasileiras têm algum bicho de estimação o que coloca o Brasil no segundo maior mercado pet.
Segundo o cartório de notas, apenas uma certidão de nascimento pet já foi feita em Montes Claros, porque as pessoas ainda não conhecem essa possibilidade.