terça-feira, 24 de abril de 2018

Copasa pode assumir a distribuição e tratamento de água para moradores do Projteto Jaíba

TRATATIVAS com a Copasa em BH.

Ter água tratada na torneira é um dos principais sonhos dos moradores das vilas do Projeto Jaíba. Este benefício que pode atender cerca de 20 mil moradores dos núcleos habitacionais do maior projeto de irrigação em área contínua do América Latina, foi tema de uma reunião em Belo Horizonte entre o Diretor de Operações Norte da Companhia de Saneamento do Estado de Minas Gerais (Copasa), Gilson de Carvalho Queiroz, o prefeito de Jaíba Reginaldo Silva e o deputado estadual Tadeu Martins Leite. A reunião aconteceu na última quinzena deste mês de abril.
Ficou acertado que no próximo mês (maio),  uma equipe da Copasa, comandada pelo diretor, fará uma visita ao Projeto Jaíba para avaliar de perto a situação e elaborar um estudo concreto sobre a demanda.
No encontro foi formalizado o interesse do município em fazer a parceria com a Copasa, o que irá permitir o acesso de água tratada, de qualidade e farta aos milhares de moradores dos núcleos habitacionais construídos na área de abrangência do projeto de irrigação.
O prefeito Reginaldo Silva explicou que hoje o município sozinho não consegue atender de forma adequada a necessidade de toda essa população, e por isso a importância da Copasa assumir este abastecimento. O deputado Tadeuzinho acredita que a viabilização desta parceria vai garantir o abastecimento adequado a milhares de famílias de produtores do Jaíba, levando-se em consideração que a Copasa possui toda a estrutura e experiência logística para atuar na região.
Atualmente, a distribuição de água é realizada pelo Distrito de Irrigação, que não tem mais interesse na prestação do serviço e quer devolvê-lo ao município.   O prefeito Reginaldo afirmou que “a região já tem vilas constituídas, com os encanamentos prontos, mas atualmente essa população consome água inadequada, vinda de poços ou direto do canal, sem nenhum tratamento”.
Alguns estudos e levantamentos já foram feitos na região, mas é necessário agregar ainda mais dados sobre infraestrutura e custos do projeto. O Diretor de Operações Norte, Gilson Queiroz, explicou que serão feitos levantamentos sobre a viabilidade de uma nova concessão em Jaíba.