quinta-feira, 22 de fevereiro de 2018

Técnicos afirmam que o rio Verde Grande pode ser recuperado e voltar à sua normalidade – Já tem recursos financeiros para o projeto técnico das barragens

Mais uma reunião aconteceu no início deste mês em Jaíba envolvendo membros do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Verde Grande, Agência Nacional das Águas e várias lideranças política, empresarial e de produtores em geral. O prefeito Reginaldo Silva também teve participação efetiva nesta reunião bastante produtiva.
Em entrevista ao Folha de Jaíba, o presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Verde Grande, Dirceu Colares disse que lançará nos próximos dias um edital público para contratação de uma empresa para elaboração de estudos técnicos para determinar a quantidade e modalidade das barragens a serem construídas. Sendo um dos primeiros requisitos que o Governo exige para liberar a construção dos barramentos.
Dinheiro em caixa
A boa notícia é que o Comitê já possui recursos garantidos para contratar o projeto técnico, e tão logo seja efetivada a autorização governamental fica mais fácil a construção das barragens.
O técnico da Agência Nacional das Águas informou que as pequenas barragens construídas por produtores estão todas irregulares e as mesmas atrapalham mais do que ajudam. O presidente do Comitê do Rio Verde garantiu que este ano o projeto fica pronto e as barragens podem também serem autorizadas ainda este ano.
A grande diferença das pequenas barragens construídas “às escondidas”, onde muitos produtores foram penalizados com multas, é que as liberadas pelo Governo terão uma dimensão maior não beneficiando apenas um grupo de usuários e sim com o propósito de dá vida em definitivo ao rio. Para isto se faz necessário um estudo bastante criterioso para definir principalmente a localização das barragens, além da modalidade com comportas de regulagem de fluxo de água.
Abrangência do rio
O rio Verde Grande abrange 27 municípios mineiros e oito da Bahia, com uma dimensão de 500 quilômetros de extensão. Para viabilizar os estudos técnicos, o leito do Verde Grande foi dividido em quatro trechos para questão de planejamento e fiscalização.
Os quatro trechos que foram criados são: Alto Verde Grande que compreende o trecho de Glaucilândia até Salobro, em São João da Ponte. Médio Alto Verde Grande que vai de Salobro até Fazenda Alegre, em Verdelândia. Médio Baixo Verde Grande que vai do Córrego Escuro até Jaíba e, por fim, o Baixo Verde Grande que vai de Jaíba até a sua Foz, na Bahia. Com esta divisão a Agencia Nacional das Águas consegue dimensionar a quantidade de água usada em cada trecho.

Em Jaíba foi apresentado e discutido, e já está em fase final a proposta de se estabelecer o Marco Regulatório, para o sistema hídrico, do Rio Verde Grande. O Marco Regulatório tem por objetivo regulamentar o uso da água de forma racional, para que não venha a faltar e atenda a todos, principalmente o Baixo Verde Grande, que banha o Município de Jaíba.