quinta-feira, 22 de dezembro de 2016

Prefeito eleito de Jaíba faz proposta para instalação da Comarca de imediato

                                               REGINALDO, prefeitos e deputados 
                                                          com desembargadores

Diante do gritante aumento da violência nesta cidade, o prefeito eleito Reginaldo fez uma proposta bastante tentadora ao presidente do Tribunal de Justiça para a imediata instalação da tão sonhada Comarca, funcionando provisoriamente em prédio alugado e custeado pela Prefeitura até a construção em definitivo do fórum e da cadeia pública.
Durante audiência com o presidente em exercício do TJMG, desembargador Geraldo Augusto de Almeida, que contou com a presença do deputado estadual Tadeu Martins Leite, dos prefeitos eleitos de Matias Cardoso, Edmárcio Moura Leal e de Manga, Joaquim de Oliveira Sá Filho, o futuro prefeito de Jaíba, Reginaldo Antônio da Silva formalizou a proposta de viabilizar a estrutura física e todo o apoio necessário para que a Comarca, criada em 1994, viabilizada pelo então prefeito Arnaldo Dias, finalmente seja instalada.
Com isso, Jaíba passará a  contar com a presença constante de Juiz e Promotor, acentuando e acelerando a atuação da Justiça. Diante da proposta o presidente do Tribunal de Justiça determinou imediatamente um estudo de viabilidade a ser elaborado pelo setor de engenharia do TJ, e se mostrou otimista quanto á efetivação da parceria. Também participaram da reunião o deputado federal Cristiano Silveira e o desembargador Nelson Missias Morais.   
“Sai da reunião muito otimista de que finalmente a Comarca será instalada, e a proposta de a Prefeitura disponibilizar o prédio onde funcionará o Fórum e todo o apoio necessário foi muito bem recebida pelo presidente”, comemorou o prefeito eleito Reginaldo Antônio da Silva, que acredita que a presença efetiva da Justiça terá um grande efeito inclusive na redução dos índices de criminalidade no município, que atualmente são assustadores, figurando entre os maiores do Estado.
O deputado Tadeu Martins Leite, que vem acompanhando o processo desde o início, disse que o empenho e a vontade demonstrada pelo futuro prefeito Reginaldo foram fundamentais para que o Tribunal desse sinal verde para iniciar o processo de implantação da Comarca. “Foi uma solução imediata o município se propor a arcar com as despesas de aluguel do prédio e adaptação do imóvel onde deverá funcionar o Fórum da Jaíba, mas a partir da efetiva instalação já vamos começar a lutar para construção do prédio próprio que irá abrigar esta nova unidade do TJMG”, destacou o deputado Tadeuzinho.
A dificuldade financeira do TJMG vinha sendo o principal entrave para a efetiva implantação da Comarca. A ideia é de que o Fórum funcione num prédio onde funcionava um  hotel. O município arcaria com o aluguel do imóvel, até que seja construída a sede própria, e com as obras de adaptação do prédio. A Comarca vai atender também o município de Matias Cardoso, representado na reunião pelo prefeito reeleito Edmárcio Moura Leal, e vai desafogar os processos do Fórum de Manga, município também representado no encontro pelo prefeito eleito Joaquim de Oliveira Sá Filho, o Quinquinha. Atualmente, quase 60 por cento dos processos que dão entrada no Fórum de Manga são oriundos da Jaíba.
O município de Jaíba faz parte da comarca de Manga, que abrange ainda São João das Missões, Miravânia e Matias Cardoso. Também são de Jaíba aproximadamente 70% dos presos provisórios que lotam as celas da Cadeia de Manga.
Com o grande volume de processos e a constante falta de juízes e promotores, aliadas ao pequeno período de permanência deles na comarca os processos se avolumam e muitos delitos chegam a prescrever. Na opinião dos prefeitos, isso faz aumentar a sensação de impunidade, afetando negativamente a segurança pública.
Além dos prefeitos e deputados, participaram da reunião com o presidente do Tribunal, o desembargador Nelson Missias de Morais, o juiz-auxiliar da Presidência do TJMG Carlos Donizete Ferreira da Silva, e o procurador jurídico da Câmara de Jaíba, Auricharles Nunes Marins. Esta reunião aconteceu no último dia 13 de dezembro.
PRÉDIO na área central de Jaíba 
pode abrigar o fórum provisoriamente



Nenhum comentário:

Postar um comentário