sexta-feira, 18 de novembro de 2016

Prefeito eleito Reginaldo mantém agenda de compromissos pós-eleição

O prefeito eleito Reginaldo Silva mantém extensa agenda política iniciada logo na primeira semana após as eleições e pretende manter a constância das visitas até a sua posse na condição prefeito eleito da cidade mais promissora do Norte de Minas. Além dos compromissos fora de Jaíba tem também as várias visitas às comunidades locais para ouvir as demandas das lideranças comunitárias.
Foram muitos os compromissos até mesmo para atender prazos como emenda parlamentares para o ano de 2017 que têm que ser inseridas no ano anterior com determinada antecedência. A rotina de compromissos envolve visita a vários parlamentares estaduais e federais, secretarias estaduais, ministérios e vários órgãos como IEF, Ibama e outros. Além de congressos e simpósios.
Podemos destacar a participação de Reginaldo em Brasília-DF, do “Seminário Nacional de Novos Gestores”, promovido pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM), focalizando temas relacionados com as áreas de saúde, educação, meio ambiente, saneamento, infraestrutura, entre outros, e ainda conhecendo as conquistas do municipalismo, as ferramentas de gestão e os principais projetos da entidade.
Atendendo convite da CNM, o prefeito eleito de Jaíba esteve nesse seminário onde foram debatidas as competências e as obrigações dos municípios e os desafios para a gestão municipal 2017-2020. Ainda na capital brasileira, Reginaldo manteve contatos com deputados federais e representantes de órgãos governamentais no sentido de obter benefícios para o município de Jaíba.
Durante o “Seminário Nacional de Novos Gestores”, os prefeitos eleitos e reeleitos foram orientados sobre a realidade financeira e a perspectiva para os novos administradores públicos municipais. Passado o período das eleições, a situação financeira das prefeituras virá à tona. De 3.155 municípios que informaram o quadro de suas finanças ao Tesouro Nacional, 2.442, ou 77,4%, já estão com as contas no vermelho, segundo levantamento feito pela Confederação Nacional dos Municípios. "A bomba já estourou e vai ficar pior até o final do ano", diz o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski.
Se para os prefeitos que vão assumir os cargos a perspectiva para o ano que vem não é animadora, para os que estão deixando o cargo com as contas deficitárias o risco é de uma condenação por crime de responsabilidade fiscal. Na avaliação da CNM, muitos prefeitos vão virar ficha-suja. A Lei de Responsabilidade Fiscal proíbe uma série de práticas nos últimos oito meses do mandato, entre elas deixar ao sucessor restos a pagar a descoberto (sem dinheiro em caixa para honrar o pagamento).

O prefeito eleito de Jaíba participou também em Belo Horizonte neste mês de novembro do Congresso de prefeitos eleitos, promovido pela Associação Mineira de Municípios - AMM. Foi mais um encontro de troca de experiências e muitos estudos.