quinta-feira, 20 de outubro de 2016

Justiça acaba com vaquejada em todo o país

Muitas cidades brasileiras, inclusive Jaíba possuem um espaço reservado para a prática do esporte vaquejada, mas o Supremo Tribunal Federal – STF entendeu que esta prática esportiva deve ser acabada em todo o país. O STF votou e numa votação apertada de 6 a 5 ficou decidido que esta atividade é cruel com os animais e fere a constituição.
Foi julgada a inconstitucionalidade de uma lei estadual do Ceará. Muito popular no Nordeste do Brasil e também no Norte de Minas, a vaquejada é uma atividade recreativa em que dois vaqueiros, montados em cavalos distintos, buscam derrubar um boi, puxando-o pelo rabo, uma prática considerada de "crueldade intrínseca" pelo ministro Marco Aurélio, relator do processo.

Com a decisão, a prática fica proibida em todo o Brasil. A ação foi movida pela Procuradoria-Geral da República, que acusava a vaquejada de maus-tratos e crueldades contra animais, enquanto que o governo cearense defendia a prática, sob a alegação de que se trata de patrimônio cultural do povo nordestino.