terça-feira, 20 de outubro de 2015

Minas aumenta imposto em 50% de pelo menos 150 produtos – Até material escolar

O que está ruim vai ficar pior. Um decreto assinado pelo governador de Minas Fernando do PT, publicado no último dia 1º de outubro, deverá aumentar o imposto estadual sobre pelo menos 150 produtos diferentes. Os aumentos estão previstos para a partir de janeiro de 2016. O decreto nº 46.859 do atual governador revoga a redução do ICMS que foi concedido em 2005, durante o governo Aécio Neves.
Os mais de 150 produtos sofrerão aumentos de seis pontos percentuais, passando a alíquota do ICMS de 12 para 18%, uma alta de 50%. Já no caso de alguns produtos de construções, como blocos pré-fabricados, ardósia, granito, mármore e outras pedras ornamentais, a alíquota passará de 7 para 18%, um aumento de 157,4%.
Entre os principais produtos que sofrerão o aumento do imposto estão: ferros e aços, máquinas e equipamentos agrícolas, arames, argamassa, blocos de concreto, calhas, lajes pré-fabricadas, vasos sanitários, telhas, caneta, papel, álcool em gel, água sanitária, desinfetante, sabão em barra, materiais elétricos, apontador, borracha, caderno, giz, lápis, régua, móveis, absorvente higiênico feminino, creme dental, papel higiênico, produtos de informática, peças de vestuário, entre outras coisas. Os pais devem se preparar, pois o material escolar deve ficar mais caro no ano que vem em torno de 15 a 18%".

A Secretaria de Estado da Fazenda afirma que esse movimento de equalização de alíquotas tem sido adotado por praticamente todas as unidades da Federação. Conforme a pasta, empresas que realizarem vendas para consumidor final não contribuinte situado em outro Estado também estarão sujeitas ao recolhimento diferencial de alíquotas a partir do dia 1º de janeiro. "Portanto, a publicação do Decreto Nº 46.859 também representa uma medida de defesa da empresa mineira na disputa por mercados consumidores no cenário nacional".