terça-feira, 20 de outubro de 2015

50 mil reais para Projeto Vida e Escola Clara Menezes

PREMIAÇÃO: Escola Clara e Projeto Vida 
Representantes do Projeto Vida que ampara crianças carentes e da Escola Clara Menezes Dias, que é parceira neste projeto estiveram recentemente na capital mineira onde foram agraciados com a premiação favorecida pela Fundação Itaú Social e Unicef. Esta primeira etapa, segundo o presidente do Projeto Vida, Douglas da Papelaria, é apenas a primeira de outras que poderão vir. Trata-se de vencedor regional - Porte Grande: Projeto Vida. Realizado pela Associação Jaibense de Apoio ao Menor (AJAM) em parceria com a Escola Estadual Prof. Clara Menezes Dias.
O projeto Vida oferece a 251 crianças e adolescentes atividades como reforço escolar, produção linguística, artesanato, teatro, dança, formação cidadã, rodas de conversa, culinária, pintura, grafite e profissionalização para familiares e jovens. O acesso à diversidade de conteúdos, à oportunidades de aprendizagem e à melhoria no rendimento escolar são resultados da ação em parceria com a escola Clara Menezes.
Foram divulgados no dia 1º deste mês os projetos vencedores da Regional Belo Horizonte na 11ª edição do Prêmio Itaú-Unicef. São eles: Projeto Vida (categoria grande porte); Eu, Você e a Escola, Educação que Transforma (médio porte); Projeto Semear (pequeno porte); e Nossa História no Museu e na Fotografia (microporte).
Trajetória de seleção
Após o término da análise preliminar, quando se verifica a compatibilidade dos projetos inscritos com o regulamento do Prêmio, e da divisão por regional e por porte, cada projeto classificado foi analisado documentalmente em relação ao seu conteúdo por mais de um avaliador da Comissão de Seleção Regional, que definiu os 20 projetos semifinalistas desta regional.
Depois dessa seleção, todos os projetos semifinalistas passaram por uma avaliação dos Comitês Técnicos Regionais, que indicaram quais seriam os projetos vencedores regionais. Antes da premiação, porém, todos os projetos indicados receberam uma visita técnica com o objetivo de aprofundar a análise documental realizada e confirmar a indicação.
Premiação
Cada uma das organizações da sociedade civil (OSCs) e das escolas públicas parceiras responsáveis pelos quatro projetos vencedores desta regional receberam como prêmio, o valor de R$ 25 mil. No caso das OSCs, o prêmio em dinheiro deverá ser destinado exclusivamente para a manutenção ou a ampliação do projeto, e, no caso das escolas, para o fortalecimento e a ampliação das ações de educação integral.
Sobre o Prêmio
Com o tema Educação integral: aprendizagem que transforma, a 11ª edição do Prêmio Itaú-Unicef teve 1.947 projetos inscritos em todo o Brasil. O Prêmio é uma iniciativa da Fundação Itaú Social e do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), com coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec).
A premiação foi criada em 1995 e, ao longo desses 20 anos, vem reconhecendo projetos socioeducativos que, articulados com escolas públicas, são voltados ao desenvolvimento integral de crianças, adolescentes e jovens.
Projeto Vida
Acreditar no futuro é construir o presente. Esta é a vocação do projeto Vida, que tem por objetivos a garantia de direitos, inclusão social, capacitação profissional, educação integral e a participação comunitária na efetivação de políticas públicas voltadas a infância e adolescência. Esta crença está fundamentada na força da ação em parceria com a escola.
Nessa perspectiva, oferece a cerca de 250 crianças e adolescentes, atividades como: reforço escolar, produção linguística, elaboração de brinquedos, informática, artesanato, teatro, dança, formação cidadã, palestras, recreação, culinária, pintura, corte e costura, e profissionalização para familiares e jovens. O acesso à diversidade de conteúdos, à oportunidades de aprendizagem e a melhoria no rendimento escolar são resultados da ação parceira.
Nova etapa

As duas entidades sociais de Jaíba aguardam com muita expectativa, e continuam o árduo trabalho e empenho para novas etapas que poderão chegar a premiação de até 500 mil reais. A próxima solenidade de premiação acontecerá na capital de São Paulo.